Águas do Algarve lança campanha para poupança e uso eficiente da água

Águas do Algarve lança campanha para poupança e uso eficiente da água

1140
PARTILHE
A água é “um bem necessário à vida, para bem de todos” (Foto D.R.)

A Águas do Algarve inicia esta quarta-feira uma campanha de sensibilização à poupança de água, que prevê um conjunto de ações e parcerias para chegar ao maior número de pessoas e utilizações possíveis, disse o presidente da empresa.

O presidente executivo do conselho de administração da Águas do Algarve, Joaquim Peres, explicou que a campanha incide sobre “a utilização inteligente da água” e “a necessidade de fazer com que não haja desperdícios” de “um bem necessário à vida, para bem de todos”.

Apesar de reconhecer que as fontes de alimentação de água da região, tanto em barragens como em fontes subterrâneas, “não vão ter este ano problemas de falta de água”, Joaquim Peres considerou “conveniente que este bem seja utilizado de forma parcimoniosa para garantir que no futuro a situação não se venha a agravar e haja problemas”.

“Toda a campanha vai no sentido de fazer um uso inteligente da água e fomentar a poupança em todas as utilizações”, afirmou o presidente da empresa que faz a gestão da rede de abastecimento de água aos municípios da região algarvia.

As ações a realizar vão incidir sobre “os principais centros de distribuição de água, para evitar ruturas e desperdícios”, e ao nível da população residente e visitante “vai-se tentar fazer o contacto mais direto possível com toda a gente”, adiantou à agência Lusa.

Empresa conta com a colaboração de parceiros regionais

Para chegar ao maior número de pessoas possível, a empresa encontrou parceiros regionais como a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Administração Regional de Saúde (ARS), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Região de Turismo do Algarve (RTA) ou a Universidade do Algarve (UAlg), enumerou.

“Estas entidades vão realizar seminários personalizados para explicar objetivos da campanha e com eles vamos obter uma forma de chegar mais rápida e personalizadamente a todas as pessoas que habitam no Algarve e nos visitam”, disse.

A colaboração com a ARS vai permitir “passar filmes nas salas de espera, com legendas e linguagem gestual, a sensibilizar para uso de água inteligente”, o IPDJ vai ajudar com a colocação de autocolantes com “mensagens para não ser gasta mais água que a necessária” nos 800 centros desportivos, procedimento que também será seguido na universidade, a par da organização de seminários, exemplificou o presidente da empresa.

“A RTA vai ter também colaboração no primeiro evento de lançamento da campanha, que será feito na réplica da caravela Boa Esperança que está no porto de Lagos, em 26 de julho, com algumas personalidades da televisão”, anunciou Joaquim Peres.

Hotéis já distinguidos pela preocupação ecológica, “praias em 14 dos 16 concelhos do Algarve — exceto dois que não têm praia, Monchique e São Brás de Alportel — vão também ter ações de contacto com as pessoas para terem ideia de como fazer economia da água” e feiras ou eventos onde haja aglomerações de pessoas são outros dos locais onde vão ser realizadas ações desta campanha de sensibilização, disse ainda o dirigente da empresa algarvia.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook