Atleta português conquista bronze no Europeu de Judo de Veteranos

Atleta português conquista bronze no Europeu de Judo de Veteranos

940
PARTILHE
O atleta português venceu o francês Thierry Barruet (Foto D.R.)

João Neves, atleta português, conquistou a medalha de bronze na categoria -60 kg, no Campeonato Europeu da modalidade. O atleta já se tinha sagrado campeão mundial de veteranos, em 2018.

“O primeiro português a conquistar o título de Campeão Mundial da categoria terminou a prova em 3º lugar, após vencer, na tarde desta quinta-feira, 25 de julho, o francês Thierry Barruet”, conforme refere nota de imprensa enviada às redações.

O português entrou no tatami das Ilhas Canárias a vencer, superando Richard Danjoux. No segundo combate, o judoca acabou por perder frente ao russo Georgi Maljutin, passando para a fase de repescagem. Nesta, após vencer dois combates, viu o seu lugar assegurado no pódio da competição.

“Estou contente com o resultado, é uma medalha que levo para Portugal e que foi conseguida com muitos meses de preparação. Quando entro numa prova é para ganhar, é essa a minha forma de competir e de encarar os desafios, mas a medalha de bronze é já um resultado muito positivo. Agora tenho um novo objetivo: preparar-me para o Mundial de outubro, em Marrocos.”, refere João Neves.

Na bagagem para a competição, contou com o apoio da PRIO, empresa de distribuição e comercialização de combustíveis líquidos e produção de biocombustíveis, e do Lusíadas Saúde, grupo de saúde que apoia os “campeões na forma de viver a vida”.

O judoca tem mais de 50 anos de carreira e inúmeros títulos, tanto a nível individual como em equipa. Desde que voltou à competição, enquanto atleta veterano, tem conquistado as maiores proezas da sua carreira. O professor do Ginásio Clube Português estava entre os favoritos para a medalha de ouro deste Europeu, depois de conquistar a medalha de bronze na mesma competição, em 2018, em Glasgow e o ouro no Mundial do México.

João Neves dá aulas de judo desde os seus 19 anos, tendo sido professor de inúmeras promessas, como a mundialmente medalhada Catarina Rodrigues. Além da recente conquista, João Neves soma mais de 20 títulos em Portugal. Foi campeão nacional cinco vezes, enquanto atleta sénior e participou nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, onde conseguiu o 9.º lugar. Integrou também o Projeto Olímpico de Seul e Barcelona e foi selecionador nacional.

O Campeonato Europeu de Veteranos de Judo é organizado pela Federação Internacional de Judo. Este ano, conta com 828 atletas de 35 países, 694 homens e 134 mulheres, que disputam categorias individuais e em equipa.

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook