Banquete real é ponto alto da Feira Medieval de Silves

Banquete real é ponto alto da Feira Medieval de Silves

693
PARTILHE
Visitantes podem degustar diversos pratos que refletem a gastronomia
muçulmana e cristã da época (Foto D.R.)

Um banquete, no qual os participantes se sentirão “À Mesa Real”, é uma das propostas que a Feira Medieval de Silves, que decorre entre 9 e 18 de agosto, apresenta aos visitantes. Este banquete acontece diariamente, podendo os participantes degustar diversos pratos que refletem a gastronomia muçulmana e cristã da época a que se reporta esta edição do evento.

Da ementa fazem parte cenouras e azeitonas temperadas, torresmos, linguiça assada, queijos, presunto, salada de beterrabas, Zalouk (um prato feito à base de beringela), peixinhos da horta, lentilhas, salada de Couscous. Seguem-se diversos pratos principais, entre os quais uma empada de aves, boldroegas (almondegas), carnes grelhadas e leitão assado e o repasto termina com fruta e outras sobremesas, como a laranja com canela, a torta de mel, a torta de laranja, a torta de alfarroba, as almojávenas de requeijão, o bolo de laranja e o bolo de mel e azeite com calda de mel e medronho.

“A ideia é que os visitantes, se o desejarem, possam experimentar um tipo de refeição que não é bem o que se encontra nas diversas tasquinhas e tabernas localizadas nas várias áreas de restauração”, explica Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves. “Queremos que a experiência seja total e imersiva e, por isso, a comida é parte integrante da nossa proposta. Este seria um banquete que poderia ser servido ao Embaixador Al-Gazalī e a convidados seus cristãos, já que que inclui pratos que pertencem às gastronomias quer muçulmana, quer cristã e que respeitam os preceitos religiosos que ambas impõem”, conclui a autarca.

Quem desejar comer “À Mesa Real” poderá comprar os seus ingressos através da plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. Pode, também, comprar nas bilheteiras que estarão no recinto, mas em qualquer dos casos e por questões logísticas terá sempre de o fazer pelo menos na véspera do dia em que pretender usufruir desta experiência.

Os preços do “À Mesa Real” para adultos são 40 euros e para crianças (dos 6 aos 12 anos) são 15 euros.

Os visitantes podem também desfrutar de muitas outras ofertas gastronómicas apresentadas pelas tasquinhas e tabernas que se localizarão no perímetro da XVI Feira Medieva de Silves, já que mesmo no que toca a estes espaços, a organização dá indicações claras, no sentido de que “os alimentos confecionados não deverão conter ingredientes desconhecidos na Idade Média, como a batata, os pimentos, entre outros (sobretudo, devido ao facto de serem provenientes do continente americano). Procura-se, igualmente, estimular o trabalho de pesquisa e recolha de receitas de origem medieval e a sua reprodução”.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook