Comissário europeu participa em diálogo sobre proteção civil em Portimão

Comissário europeu participa em diálogo sobre proteção civil em Portimão

386
PARTILHE
Christos Stylianides, comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises
(Foto D.R.)

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, vai participar a 1 de agosto no debate “Diálogo com os Cidadãos – Juntos protegemos melhor”, que terá lugar a partir das 18:30 horas, na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Museu.

O encontro, de participação livre, contará com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, e do comandante e coordenador municipal de Proteção Civil, Richard Marques, constituindo uma oportunidade única para que os interessados vejam esclarecidas pelos responsáveis presentes questões relacionadas com as políticas comunitárias e de que forma as mesmas afetam o seu quotidiano.

No dia seguinte, 2 de agosto, Christos Stylianides vai inteirar-se da realidade da Proteção Civil de Portimão, ficando a saber quais as metodologias e projetos locais, com destaque para a implementação dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, que englobam sete aglomerados populacionais referenciados como áreas de risco face ao perigo de incêndio rural. Também será informado sobre as ações de prevenção e meios de combate no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e a bem sucedida experiência da Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), que no início de agosto de 2018 funcionou no Portimão Arena, assegurando 411 dormidas e 845 refeições às 246 pessoas acolhidas ao longo do período em decorreu o combate ao violento incêndio de há quase um ano na Serra de Monchique.

Roadshow já percorreu cidades

Entre 2 e 11 de agosto vai estar patente no centro comercial Aqua Portimão o pavilhão de realidade virtual #EUSavesLives, que durante aquele período pode ser frequentado a partir das 18 horas, com entrada gratuita. Os visitantes têm a possibilidade de participar no teste “Como reagir em caso de emergência” e saber pormenores sobre as missões globais de ajuda humanitária da União Europeia.

Este roadshow, que já percorreu cidades como Viena, Nápoles, Nicósia, Estocolmo, Copenhaga, Essen e Lyon, vai ser inaugurado às 18:30 do dia 2 de agosto, seguindo-se uma discussão interativa em que participarão os comissários europeus Christos Stylianides e Carlos Moedas, o ministro Eduardo Cabrita, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, e o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook