Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Europe Direct Algarve

EuropeDirect: Um mar sem plásticos. Há mar e mar… há ir e limpar!

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Europa está a encarar de frente o problema dos resíduos de plástico com uma nova estratégia ambiciosa que propõe tornar todas as embalagens de plástico recicláveis ou reutilizáveis até 2030. Integrando o processo de transição para uma economia mais circular, o objetivo consiste…

15:19 10 Julho, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Europa quer tornar todas as embalagens de plástico recicláveis ou reutilizáveis até 2030
(Foto D.R.)

A Europa está a encarar de frente o problema dos resíduos de plástico com uma nova estratégia ambiciosa que propõe tornar todas as embalagens de plástico recicláveis ou reutilizáveis até 2030. Integrando o processo de transição para uma economia mais circular, o objetivo consiste em reduzir a poluição, fomentando ao mesmo tempo o crescimento e a inovação — «uma mudança que só traz benefícios», segundo Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão Europeia. Este verão participe nas campanhas e limpe a sua praia!

Para saber tudo sobre o que a Europa está fazer pela defesa dos oceanos leia a nossa NEWSLETTER de Julho http://eepurl.com/dvVWSH

BREVES

A presidente do Banco Central Europeu é, pela primeira vez,  uma mulher, Christine Lagarde
(Fotos D.R.)

Conheça os novos líderes Europeus!

Foram necessárias duas rondas de consultas e uma Cimeira Extraordinária para  que os líderes europeus se entendessem sobre quem será o  Próximo Presidente da Comissão Europeia.

Ursula Von der Leyeni, médica de formação  e mãe de sete filhos, nascida na Bélgica mas de nacionalidade alemã,  será a primeira mulher a assumir este cargo. Os eurodeputados também já escolheram o seu novo presidente para os próximos dois anos e meio, o italiano David-Maria Sassoli.

A presidente do Banco Central Europeu é, pela primeira vez  também, uma mulher, Christine Lagarde, o primeiro líder do BCE que não é economista.

Mais informações AQUI.

A campanha para as Eleições Europeias chegou a todos
os cantos da Europa.

SomosUnião.eu – Faça Parte

A campanha para as Eleições Europeias #DestaVezEuVoto chegou a todos os cantos da Europa. Com os recém-eleitos eurodeputados, a nova campanha pan-europeia  propõe a todos definir em conjunto  a Europa que queremos nos próximos cinco anos,  alargar o âmbito de debate, aprender reciprocamente e encontrar pontos comuns.

O Parlamento Europeu é a voz dos cidadãos. A sua opinião  conta!

Mais informações AQUI.

Consulta sobre o Futuro da Europa  – Participe

Participe na consulta em linha, redigida por um grupo de cidadãos.

Pode também comentar o Livro Branco sobre o Futuro da Europa e participar nos Diálogos com os Cidadãos organizados pela Comissão Europeia ou pela rede Europe Direct.

Os dirigentes da UE querem uma Europa que produza resultados concretos nos domínios que mais preocupam os cidadãos.

A Sua Europa – Informe-se

A Sua Europa presta ajuda e aconselhamento aos cidadãos da EU e seus familiares: Direitos dos passageiros, direitos dos consumidores, direitos dos trabalhadores.

Encontre também todos os contactos úteis em cada Estado Membro.

Mais informações AQUI.

O QUE A EUROPA FAZ POR MIM – Descubra!

De que forma a Europa afeta o nosso quotidiano? Que impacto tem nos nossos empregos, famílias, saúde, passatempos, viagens, segurança, escolhas enquanto consumidores e direitos sociais? E que presença tem nas nossas vilas, cidades e regiões?

Enquanto cidadãos europeus, independentemente do país onde vivemos, do que fazemos para ganhar a vida ou de como passamos o nosso tempo livre, a UE tem impacto no nosso quotidiano. (https://what-europe-does-for-me.eu/pt/home)

Mais notícias e oportunidades AQUI.

A Rede ECC-Net – Centro Europeu do Consumidor

O Centro Europeu do Consumidor faz parte da Rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC – ECC-Net) e tem por missão contribuir para criar confiança no mercado interno Europeu junto dos consumidores, facultando-lhes, gratuitamente, informação sobre os seus direitos no âmbito da União Europeia e assistência na resolução de problemas relacionados com compras transfronteiriças de bens e serviços, ou seja, quando surgem conflitos entre consumidores e comerciantes localizados em países diferentes. 

Mais informações AQUI.

Links  úteis

Aprender a Europa a brincar:  https://europa.eu/learning-corner/

Os meus direitos na Europa:   https://europa.eu/youreurope/index.htm#pt

Publicações gratuitas sobre a Europa:  https://publications.europa.eu/pt/web/general-publications/publications

Centro Europe Direct Algarve

O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.

A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.

Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!

https://www.facebook.com/europedirectalgarve/

(CM)

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal e parte do dinheiro fica pelo caminho: Estado vai ao ‘bolso’ e este é o valor do imposto

12:50 22 Abril, 2026 12:39 22 Abril, 2026 | João Luís

Saiu um grande prémio do Euromilhões em Portugal, mas o valor não chega inteiro ao vencedor. Saiba quanto fica pelo caminho e porquê

Algarve

PSP detém jovem em Tavira por posse de armas proibidas após ameaças a familiares

15:10 22 Abril, 2026 15:00 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 23 anos detido em Tavira após ameaças a familiares e posse de armas proibidas, numa intervenção policial durante a madrugada

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria aproxima-se em força: a depressão chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 22 Abril, 2026 14:07 22 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma grande depressão ganha força no Atlântico, mas algo altera o desfecho esperado. O que vai realmente mudar no estado do tempo está mais perto do que parece

Trovoada.
Tempo

Vêm aí relâmpagos e trovões a caminho de Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

08:40 22 Abril, 2026 07:29 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Sexta-feira será marcada por trovoadas intensas em várias regiões do país e deve evitar resguardar-se perto de árvores

Algarve

São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica

18:50 22 Abril, 2026 18:51 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Notário e fundador de jornal deixa legado em São Brás de Alportel, onde se destacou pela intervenção cívica e contributo para a comunidade

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Cão dentro de um carro.
Animais Auto Europa Nacional

Vai de carro a Espanha e leva o cão? UE ‘aperta’ regras já nesta data e o ‘fiel amigo’ pode ficar retido na fronteira

16:20 22 Abril, 2026 16:04 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

UE atualiza regras para animais de estimação e há exigências que podem surpreender quem viaja com cães ou gatos

Algarve Cultura Política

Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve

17:40 22 Abril, 2026 17:37 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações do 25 de Abril juntam cultura e cidadania em Faro, com cerimónias oficiais, música e concerto no Teatro das Figuras

Algarve Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 19 Abril, 2026 13:27 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 20 a 26 de abril

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:30 19 Abril, 2026 01:29 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Algarve Economia

Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve

18:31 22 Abril, 2026 18:31 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Investimento e financiamento em debate no sul do país, com evento em Albufeira a reunir especialistas e empresários para analisar desafios económicos

Algarve Gastronomia

Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão

17:50 22 Abril, 2026 17:50 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens chefs brilham em competição nacional realizada em Portimão, com talento, criatividade e técnica a marcarem a etapa regional do Chefe do Ano

Preparar mochila de emergência. Crédito: Foto AI
Europa

Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’

17:30 22 Abril, 2026 17:15 22 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Num cenário internacional mais tenso, cresce o apelo a um kit de emergência com bens essenciais para aguentar 72 horas

Salinas algarvias. Crédito: Câmara Municipal de Tavira | DR
Algarve

“Ouro branco”: este produto tradicional é considerado um “tesouro” do Algarve e é famoso em todo o mundo

16:30 20 Abril, 2026 18:43 20 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este produto tradicional do Algarve é denominado por muitos de "ouro branco", é cultivado há muitos séculos na região e é famoso mundialmente

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Segundo prémio do Euromilhões saiu em Portugal e parte do dinheiro fica pelo caminho: Estado vai ao ‘bolso’ e este é o valor do imposto

12:50 22 Abril, 2026 12:39 22 Abril, 2026 | João Luís

Saiu um grande prémio do Euromilhões em Portugal, mas o valor não chega inteiro ao vencedor. Saiba quanto fica pelo caminho e porquê

Algarve

PSP detém jovem em Tavira por posse de armas proibidas após ameaças a familiares

15:10 22 Abril, 2026 15:00 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 23 anos detido em Tavira após ameaças a familiares e posse de armas proibidas, numa intervenção policial durante a madrugada

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria aproxima-se em força: a depressão chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

06:30 22 Abril, 2026 14:07 22 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma grande depressão ganha força no Atlântico, mas algo altera o desfecho esperado. O que vai realmente mudar no estado do tempo está mais perto do que parece

Trovoada.
Tempo

Vêm aí relâmpagos e trovões a caminho de Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

08:40 22 Abril, 2026 07:29 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Sexta-feira será marcada por trovoadas intensas em várias regiões do país e deve evitar resguardar-se perto de árvores

Algarve

São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica

18:50 22 Abril, 2026 18:51 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Notário e fundador de jornal deixa legado em São Brás de Alportel, onde se destacou pela intervenção cívica e contributo para a comunidade

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Cão dentro de um carro.
Animais, Auto, Europa, Nacional

Vai de carro a Espanha e leva o cão? UE ‘aperta’ regras já nesta data e o ‘fiel amigo’ pode ficar retido na fronteira

16:20 22 Abril, 2026 16:04 22 Abril, 2026 | Miguel Frazão

UE atualiza regras para animais de estimação e há exigências que podem surpreender quem viaja com cães ou gatos

Algarve, Cultura, Política

Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve

17:40 22 Abril, 2026 17:37 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações do 25 de Abril juntam cultura e cidadania em Faro, com cerimónias oficiais, música e concerto no Teatro das Figuras

Algarve, Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 19 Abril, 2026 13:27 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 20 a 26 de abril

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:30 19 Abril, 2026 01:29 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia

Quer receber o “mesmo salário” na reforma? É possível, mas só para quem cumpre este requisito

15:30 19 Abril, 2026 08:05 20 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Receber uma pensão próxima do último salário não é impossível, mas há uma condição essencial que muitos ignoram

Algarve, Economia

Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve

18:31 22 Abril, 2026 18:31 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Investimento e financiamento em debate no sul do país, com evento em Albufeira a reunir especialistas e empresários para analisar desafios económicos

Algarve, Gastronomia

Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão

17:50 22 Abril, 2026 17:50 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens chefs brilham em competição nacional realizada em Portimão, com talento, criatividade e técnica a marcarem a etapa regional do Chefe do Ano

Preparar mochila de emergência. Crédito: Foto AI
Europa

Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’

17:30 22 Abril, 2026 17:15 22 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Num cenário internacional mais tenso, cresce o apelo a um kit de emergência com bens essenciais para aguentar 72 horas

Salinas algarvias. Crédito: Câmara Municipal de Tavira | DR
Algarve

“Ouro branco”: este produto tradicional é considerado um “tesouro” do Algarve e é famoso em todo o mundo

16:30 20 Abril, 2026 18:43 20 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este produto tradicional do Algarve é denominado por muitos de "ouro branco", é cultivado há muitos séculos na região e é famoso mundialmente

Últimas Notícias

  • São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica
    São Brás de Alportel lamenta morte de Jacinto Duarte, figura marcante da vida cívica
  • Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve
    Crédito Agrícola promove debate sobre investimento no Algarve
  • Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão
    Francisca Dias vence etapa regional do Chefe do Ano em Portimão
  • Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve
    Faro assinala o 25 de Abril com cerimónias, música e concerto da Orquestra do Algarve
  • Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’
    Apagão, catástrofe ou evacuação? Autoridades belgas pedem aos cidadãos que tenham este kit ‘à mão’
  • Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve
    Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

Opinião

  • União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
    União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
  • Sustentabilidade do turismo no Algarve: desafios e oportunidades para o futuro | Por Nélia Alfarrobinha
    Sustentabilidade do turismo no Algarve: desafios e oportunidades para o futuro | Por Nélia Alfarrobinha
  • Bilhete Postal: Emigrar? Não sei… | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Emigrar? Não sei… | Por Eduardo Costa
  • Politicamente (in)correto: Entre o pó das obras e o silêncio das gavetas, o Algarve espera | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Entre o pó das obras e o silêncio das gavetas, o Algarve espera | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
    União Europeia, o regulamento da IA e a bússola da cultura (I) | Por António Covas
  • Ganha mais, paga mais? Há uma proposta na UE que pode mudar as multas de trânsito
    Ganha mais, paga mais? Há uma proposta na UE que pode mudar as multas de trânsito
  • “Surda” conquista público europeu e vence prémio de cinema LUX 2026
    “Surda” conquista público europeu e vence prémio de cinema LUX 2026
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal