EuropeDirect: Um mar sem plásticos. Há mar e mar… há ir e...

EuropeDirect: Um mar sem plásticos. Há mar e mar… há ir e limpar!

549
PARTILHE
- PUB -
A Europa quer tornar todas as embalagens de plástico recicláveis ou reutilizáveis até 2030
(Foto D.R.)

A Europa está a encarar de frente o problema dos resíduos de plástico com uma nova estratégia ambiciosa que propõe tornar todas as embalagens de plástico recicláveis ou reutilizáveis até 2030. Integrando o processo de transição para uma economia mais circular, o objetivo consiste em reduzir a poluição, fomentando ao mesmo tempo o crescimento e a inovação — «uma mudança que só traz benefícios», segundo Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão Europeia. Este verão participe nas campanhas e limpe a sua praia!

Para saber tudo sobre o que a Europa está fazer pela defesa dos oceanos leia a nossa NEWSLETTER de Julho http://eepurl.com/dvVWSH

BREVES

A presidente do Banco Central Europeu é, pela primeira vez,  uma mulher, Christine Lagarde
(Fotos D.R.)

Conheça os novos líderes Europeus!

Foram necessárias duas rondas de consultas e uma Cimeira Extraordinária para  que os líderes europeus se entendessem sobre quem será o  Próximo Presidente da Comissão Europeia.

Ursula Von der Leyeni, médica de formação  e mãe de sete filhos, nascida na Bélgica mas de nacionalidade alemã,  será a primeira mulher a assumir este cargo. Os eurodeputados também já escolheram o seu novo presidente para os próximos dois anos e meio, o italiano David-Maria Sassoli.

A presidente do Banco Central Europeu é, pela primeira vez  também, uma mulher, Christine Lagarde, o primeiro líder do BCE que não é economista.

Mais informações AQUI.

A campanha para as Eleições Europeias chegou a todos
os cantos da Europa.

SomosUnião.eu – Faça Parte

A campanha para as Eleições Europeias #DestaVezEuVoto chegou a todos os cantos da Europa. Com os recém-eleitos eurodeputados, a nova campanha pan-europeia  propõe a todos definir em conjunto  a Europa que queremos nos próximos cinco anos,  alargar o âmbito de debate, aprender reciprocamente e encontrar pontos comuns.

O Parlamento Europeu é a voz dos cidadãos. A sua opinião  conta!

Mais informações AQUI.

Consulta sobre o Futuro da Europa  – Participe

Participe na consulta em linha, redigida por um grupo de cidadãos.

Pode também comentar o Livro Branco sobre o Futuro da Europa e participar nos Diálogos com os Cidadãos organizados pela Comissão Europeia ou pela rede Europe Direct.

Os dirigentes da UE querem uma Europa que produza resultados concretos nos domínios que mais preocupam os cidadãos.

A Sua Europa – Informe-se

A Sua Europa presta ajuda e aconselhamento aos cidadãos da EU e seus familiares: Direitos dos passageiros, direitos dos consumidores, direitos dos trabalhadores.

Encontre também todos os contactos úteis em cada Estado Membro.

Mais informações AQUI.

O QUE A EUROPA FAZ POR MIM – Descubra!

De que forma a Europa afeta o nosso quotidiano? Que impacto tem nos nossos empregos, famílias, saúde, passatempos, viagens, segurança, escolhas enquanto consumidores e direitos sociais? E que presença tem nas nossas vilas, cidades e regiões?

Enquanto cidadãos europeus, independentemente do país onde vivemos, do que fazemos para ganhar a vida ou de como passamos o nosso tempo livre, a UE tem impacto no nosso quotidiano. (https://what-europe-does-for-me.eu/pt/home)

Mais notícias e oportunidades AQUI.

A Rede ECC-Net – Centro Europeu do Consumidor

Centro Europeu do Consumidor faz parte da Rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC – ECC-Net) e tem por missão contribuir para criar confiança no mercado interno Europeu junto dos consumidores, facultando-lhes, gratuitamente, informação sobre os seus direitos no âmbito da União Europeia e assistência na resolução de problemas relacionados com compras transfronteiriças de bens e serviços, ou seja, quando surgem conflitos entre consumidores e comerciantes localizados em países diferentes. 

Mais informações AQUI.

Links  úteis

Aprender a Europa a brincarhttps://europa.eu/learning-corner/

Os meus direitos na Europa:   https://europa.eu/youreurope/index.htm#pt

Publicações gratuitas sobre a Europa:  https://publications.europa.eu/pt/web/general-publications/publications

Centro Europe Direct Algarve

O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.

A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.

Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!

https://www.facebook.com/europedirectalgarve/

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook