Feira Medieval de Silves já é um Eco Evento há cinco anos

Feira Medieval de Silves já é um Eco Evento há cinco anos

617
PARTILHE
A Feira Medieval de Silves encaminhou para reciclagem, em 2018, 5,7 toneladas de resíduos de embalagens (Foto D.R.)

De 22 de julho a 5 de agosto de 2019 todos os residentes no concelho de Silves poderão entregar papel, cartão e embalagens, e receber prémios medievais, já que pelo quinto ano consecutivo a Feira Medieval de Silves será um «EcoEvento» e estará associado a uma campanha da autarquia que decorre desde maio deste ano chamada “Lixo Zero – Ambiente 100”.

“Essa campanha será o mote para continuarmos um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há já cinco edições da Feira Medieval, altura em que passamos a ter o evento certificado como “EcoEvento” pela Algar (empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU do Algarve)”, explica a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

“É nossa preocupação central sensibilizar quem vem à feira para que use corretamente os recipientes do lixo e colabore na preservação do ambiente. Se todos colaborarem, os números relativos a resíduos que enviamos para reciclagem continuarão a aumentar e teremos um evento com uma pegada ecológica cada vez menor”, salienta a autarca, esclarecendo que este ano “a ALGAR assegurará formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos (nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos mesmos)”.

Na verdade, desde o seu início que “este evento âncora da Câmara Municipal de Silves tem sido uma referência no que toca aos cuidados com higiene e limpeza, procurando-se preservar o mais possível a qualidade ambiental do espaço onde a mesma recorre, implementando regras cuidadas de recolha e separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro), revelando a organização a maior responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade”, pode ler-se no comunicado enviado pela autarquia.

A organização da Feira Medieval de Silves procurará, por seu turno, continuar a sensibilizar os visitantes para que cumpram as boas práticas no que toca a este tema, contribuindo todos para a redução do impacto ambiental do evento, já que em 2018 encaminhou para reciclagem 5,7 toneladas de resíduos de embalagens, duas toneladas mais do que em 2017.

Por isso, volta a realizar-se a campanha de recolha de papel, cartão e embalagens junto de todos os consumidores de água com contrato de abastecimento no concelho de Silves. Os participantes receberão prendas, de acordo com a modalidade da sua participação e as quantidades dos resíduos que entregarem para reciclagem:

Modalidade A:

Entregue separados 2 kg de papel/cartão e 3 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos).

Prémio: Um bilhete de entrada no Espetáculo no Castelo (limitado a 50 participantes) ou um bilhete de entrada* no Torneio de Armas a Cavalo (limitado a 50 participantes), ambos integrados na Feira Medieval de Silves.

Modalidade B:

Entregue separados 2 kg de papel e 1 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos).

Prémio: Um bilhete de entrada na Feira Medieval de Silves (sem limite de participantes).

Os locais e horários de entrega para os resíduos são os seguintes: edifício dos Serviços de Águas e Saneamento do Município (Praça Al-Mutamid | das 8:30 às 15 horas), Juntas de freguesia de SB Messines, S. Marcos da Serra e edifício da junta de freguesia do Algoz e União de freguesias de Alcantarilha e Pêra (das 9 às 12 horas e das 13às 15 horas).

No ato de entrega os munícipes deverão apresentar a identificação do participante (CC ou BI) e fatura da água do último mês. Para as zonas não servidas por rede de pública de água, poderá ser apresentada a fatura da eletricidade do último mês.

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook