Lagos entra no Guinness com um Dom Rodrigo de 126,7 quilos

Lagos entra no Guinness com um Dom Rodrigo de 126,7 quilos

1291
PARTILHE

A hercúlea tarefa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo teve a presença de dois técnicos e de um representante do Guinness World Records que controlaram o rigoroso processo de produção do doce. Durante três dias (24 a 26 de julho), as oito doceiras locais prepararam a iguaria com base na receita mais tradicional que teve origem no Convento da Nossa Senhora do Carmo, em Lagos. Para tal feito, foram usados 372 ovos inteiros, 2940 gemas, 229 quilos de açúcar, 18 quilos de miolo de amêndoa, 45 litros de água e 360 gramas de canela.

O doce foi oferecido e degustado por todos os visitantes da Arte Doce
(Foto D.R.)

Na sexta-feira, 26 de julho, veio a certificação por parte do Guinness com a confirmação da superação do objetivo com uns magníficos com uns magníficos 125,4 kg (126,7 kg com embalagem típica do doce).

O maior Dom Rodrigo do mundo foi depois apresentado ao público na inauguração da XXXII Feira Concurso Arte Doce, a 26 de julho, após os discursos do presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, e da presidente da Câmara e Lagos, Maria Joaquina Matos, que se mostrou orgulhosa das doceiras que contribuíram para valorizar um dos maiores tesouros gastronómicos do Algarve e do concelho. Depois de desembrulhado, o doce foi oferecido e degustado por todos os visitantes da nova edição da Arte Doce que puderam participar na experiência de ver Lagos e o Dom Rodrigo inscritos no registo de recordes com mais prestígio em todo o mundo.

A Feira Concurso Arte Doce premeia anualmente várias categorias a nível da doçaria da região. Este ano, a organização introduziu duas novas categorias, Doces de Inovação e Decoração de Stand, como forma de modernizar a experiência de participantes e visitantes.

Os premiados da edição de 2019 são os seguintes:

Concurso Arte Doce – Tema Obrigatório (O Vinho)

1.º Prémio – Cantinho Doce da Fernanda

2.º Prémio – Lucília Norte Baptista

3.º Prémio – Pastelaria Doce e Arte

Concurso Arte Doce – Tema Livre

1.º Prémio – Lucília Norte Baptista

2.º Prémio – Bolo Doce – Doçaria Regional, Lda.

3.º Prémio – Doces da Filipa

Concurso Qualidade na Tradição

Melhor Doce fino: Luísa Mariano

Melhor D. Rodrigo: Bolodoce – Doçaria Regional do Algarve

Melhor Morgado: Sandra Santos

Melhor Doce de Figo: Cantinho Doce da Fernanda

Prémio Doces de Inovação:

Munchi

Prémio Melhor Decoração de Stand:

Miminhos da Lucinda

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook