Município de Albufeira oferece curso pré-universitário aos melhores alunos do concelho

Município de Albufeira oferece curso pré-universitário aos melhores alunos do concelho

755
PARTILHE
- PUB -
Os 12 melhores alunos vão passar uma semana na cidade do Porto (Foto D.R.)

Os melhores alunos do concelho de Albufeira vão ter uma semana de férias na invicta: vão conhecer a cidade e o ensino superior, frequentando um programa que os colocará em contacto com os cursos da Universidade do Porto. São 12 jovens, alguns deles não conhecem o Porto, e esta “é uma forma de os compensar pelo trabalho de um ano lectivo”. O autarca afirma ter “grandes esperanças” nestes jovens.

Assim, os 12 melhores alunos do concelho de Albufeira, do último ano lectivo, “foram agraciados pelo Município de Albufeira na passada semana, com a oferta de um programa pré universitário, na Universidade do Porto, significando que ficarão uma semana na Invicta, de 21 a 26 de julho, com tudo pago e acompanhados por técnicas da Divisão de Educação e Ação Social do Município”, conforme se pode ler na nota de imprensa enviada pela autarquia albufeirense.

Satisfeito com as notas máximas destes alunos, o presidente da Câmara Municipal recebeu-os no seu gabinete e falou-lhes da importância que cada um tem para o futuro de Albufeira: “A garantia de melhores cidadãos, faz-se pela educação, pelo aumento do conhecimento e por uma participação positiva”. O autarca ofereceu-lhe uma publicação sobre a História de Albufeira e referiu ainda que “esta é também uma forma de motivar não só para o ensino superior, como também uma compensação pelo trabalho ao longo do ano lectivo; oferecemos-lhes uma viagem a uma cidade e a uma realidade que muitos jovens daqui desconhecem. Temos grandes esperanças nestes nossos adolescentes”.

A Universidade do Porto tem um programa direcionado para alunos do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário (Universidade Júnior), dando a oportunidade aos participantes de um contacto precoce com o mundo universitário. Com atividades delineadas pelos professores, investigadores da Universidade do Porto, compreende diversas atividades conduzidas por monitores (licenciados, mestres ou doutorados) e adaptadas ao conhecimento científico dos mais novos.

Este programa é um “incentivo ao despertar da curiosidade científica e gosto pelo saber nas mais diferentes áreas: Ciências, Engenharia, Economia, Artes, Humanidades e outras”, pode ler-se.

Este programa desenvolve-se nas 14 faculdades da Universidade do Porto e na sede de vários parceiros pedagógicos como, por exemplo, Escola Superior de Enfermagem, Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, CICCOPN, Parque Biológico e Museu dos Transportes e Comunicações, entre outros.

Os alunos de Albufeira que partem para o Porto no próximo dia 21 deste mês, são:
Adriano Brinkers – Escola D. Martim Fernandes – 9º ano;
Ana Velho – Escola D. Martim Fernandes – 9º ano;
Zlata Koubek – Escola D. Martim Fernandes – 9º ano;
Ana Catarina Demétrio Silva – Escola Secundária de Albufeira – 10º ano; Igor Sadovskyy – Escola Secundária de Albufeira – 10º ano;
Ana Rita Caldeirinha – Escola Secundária de Albufeira – 11º ano;
Beatriz Rente Alvadia – Escola Secundária de Albufeira – 11º ano;
Diogo Miguel Palma Martins – Escola Secundária de Albufeira – 11º ano;
Gia Liliana da Costa – Escola Secundária de Albufeira – 11º ano;
Mariana Pereira da Silva – – Escola Secundária de Albufeira – 11º ano; Mariana Ventura Martins – Escola Secundária de Albufeira – 11º ano e
Tiago André Marques – Escola Secundária de Albufeira – 11º ano.

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook