Quarteira ganha papeleiras inteligentes

Quarteira ganha papeleiras inteligentes

363
PARTILHE

Durante esta semana arrancam os trabalhos para a instalação das primeiras papeleiras inteligentes na área de intervenção do Quarteira Lab, uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.

As papeleiras inteligentes permitem um processo de recolha de lixo 85% mais eficiente (Foto D.R.)

Assim, um dos equipamentos ficará instalado no Terminal Rodoviário enquanto que o outro ficará localizado junto à interseção da Rua Vasco da Gama com a Avenida Dr. Carlos Mota Pinto.

Estas papeleiras inteligentes permitem um processo de recolha 85% mais eficiente, devido ao seu compactador interno de baixo consumo alimentado por um painel solar instalado no seu topo que permitirá que esta seja completamente autónoma e tenha até oito vezes a capacidade de armazenamento de uma papeleira comum.

Através de uma plataforma digital, os serviços municipais podem consultar o estado de enchimento das papeleiras, notificando estes serviços automaticamente caso as mesmas atinjam o seu nível máximo de enchimento, permitindo aumentar a eficiência das rotas de recolha dos resíduos, reduzir o número de viagens e de mão-de-obra, resultando numa poupança de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de CO2.

A Câmara de Loulé, através do projeto Quarteira Lab, pretende trazer “inovação e sustentabilidade ambiental a esta área da cidade, tornando-a mais amiga do ambiente”.

Os principais objetivos deste ”Laboratório Vivo para a Descarbonização” são fomentar “a descarbonização da cidade através de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, contribuindo para criar um espaço urbano inovador, sustentável e inclusivo, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”.

 (CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook