Acompanhe a tartaruga Quinas “na viagem da sua vida”

Acompanhe a tartaruga Quinas “na viagem da sua vida”

422
PARTILHE

A tartaruga Quinas, resgatada no passado dia 20 de junho, na Meia Praia em Lagos, voltou ao mar na passada quarta-feira, 7 de agosto. O animal esteve em reabilitação no Porto d’Abrigo – Centro de Reabilitação do Zoomarine, durante cerca de mês e meio. O Quinas foi lançado ao mar juntamente com um aparelho de satélite, pelo que será possível acompanhá-lo “na viagem da sua vida”.

O animal já foi devolvido ao seu habitat natural (Foto D.R.)

Antonieta Nunes, enfermeira veterinária, referiu ao POSTAL que “o grande desafio foi conseguir manter o Quinas em segurança no Centro de Reabilitação o tempo necessário para que ele estivesse com condições para voltar ao mar”.

O animal foi devolvido ao mar a bordo de um navio da Marinha Portuguesa (NRP António Enes), com o apoio do Comando da Zona Marítima do Sul.

Euipa Zoomarine que tratou do Quinas: Élio Vicente, Antonieta Nunes e André Silva (Foto: Stefanie Palma / POSTAL D.R.)

Élio Vicente, biólogo do Zoomarine, referiu que “uma das coisas mais bonitas foi que quando o Quinas regressou ao mar não teve necessidade de nadar nem de afundar imediatamente. Foi um processo muito natural e sereno”.

O responsável frisou ainda que “vai ser possível acompanhar o percurso do Quinas. Através dados de satélite é construído um mapa online, onde será possível acompanhar a progressão do animal”.

O Quinas já anda a navegar livremente pelos oceanos. Pode acompanhar todo o percurso do animal através do link

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook