Biblioteca Móvel leva 1.500 documentos à população mais isolada de Loulé

Biblioteca Móvel leva 1.500 documentos à população mais isolada de Loulé

292
PARTILHE
- PUB -

A iniciativa Bibliomóvel arranca no próximo dia 16 de setembro, com uma nova viatura amiga do ambiente, que irá percorrer as zonas rurais do interior do concelho de Loulé, levando à população local alguns dos serviços disponíveis na Biblioteca Municipal de Loulé.

A população vai ter acesso a 1.500 documentos (Foto D.R.)

Esta carrinha “que prestará a partir de agora este serviço é mais funcional, dada a sua dimensão mais reduzida, o que permitirá chegar a mais localidades”, afirma a autarquia louletana.

Para além da Tôr, Vales Silves, Benfarras, Alfontes, Patã, Boliqueime, Cortelha, Ameixial, Querença, Barrosas, Almancil e Benafim, onde a população já tinha acesso a esta viatura, o Bibliomóvel irá percorrer mais nove novos pontos do território concelhio: Monte Seco, Vale Judeu, Nave do Barão, Esteval, Soalheira, Barreiras Brancas, Malhão, Azinhal e Alcaria.

Numa clara preocupação “com as questões ambientais, como tem sido apanágio da autarquia de Loulé ao longo dos últimos anos, esta é uma carrinha amiga do ambiente, equipada com um sistema solar fotovoltaico para produção e armazenamento de energia, a qual será utilizada para alimentar os equipamentos que apoiam as atividades”, acrescenta o município.

Recorde-se que o Bibliomóvel conta com um fundo de 1500 documentos, entre livros e audiovisuais (cds e dvds), onde a população poderá fazer consultas ao material disponível assim como requisitá-lo.

Nesta “biblioteca móvel” é possível também a leitura de periódicos. O acesso às novas tecnologias é outra das componentes do Bibliomóvel que integra dois postos de Internet e acesso sem fios para os utentes que pretendam usar os próprios computadores portáteis no local.

Este equipamento constitui “um importante veículo para fomentar e assegurar a satisfação das necessidades de informação, educação, cultura e lazer dos cidadãos das zonas mais longínquas do concelho de Loulé”, conclui a Câmara Municipal de Loulé.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook