Herman José é o convidado de honra no Tradicional Banho 29 em...

Herman José é o convidado de honra no Tradicional Banho 29 em Lagos

435
PARTILHE

O Tradicional Banho 29 ocorre anualmente a 29 de agosto no Cais da Solaria e na Praia da Luz e apresenta uma oferta cultural que passa pela recriação histórica, concurso de trajes de banhos antigos, animação circulante, espetáculos musicais e o tradicional banho noturno. Este ano a atuação está a cargo de Herman José .

Este ano a atuação está a cargo de Herman José (Foto D.R.)

Com base numa forte tradição histórica de caráter popular, “o Banho 29 surge como um dos principais eventos do concelho de Lagos, com uma programação que decorre na cidade e na freguesia da Luz”, afirma a autarquia em comunicado.

Na velha crença popular, acreditava-se que o banho da noite de 29 de agosto valia por 29 purificantes banhos e que permitia afastar o Diabo à solta durante o dia. A população aproveitava essa tradição folclórica para festejar o final do verão com comes e bebes e muita animação. Para eternizar essa velha tradição de Lagos, o Município promove todos os anos a celebração do Banho 29 com uma programação cultural variada.

A partir das 10:30 horas, o Centro de Estudos de Lagos irá fazer uma viagem no tempo com uma Recriação Histórica do Banho 29 ao longo da Avenida dos Descobrimentos e Praia da Batata em que os participantes irão animar o público com as suas vestes antigas, o delicioso piquenique com produtos regionais e uma simulação do banho.

A partir das 20 horas, a festa começa no Cais da Solaria com um espetáculo pelo Rancho Folclórico de Odiáxere. Às 21:30 horas, terá lugar o tradicional Concurso de Trajes de Banho Antigos que, anualmente, recorda os tempos dos antigos banhos de 29 de agosto e premeia as vestes mais autênticas e criativas.

Às 22:30 horas a estrela será Herman José, o grande convidado de 2019 deste evento, e que terá como missão “cantar, encantar e fazer rir o público com o seu humor e música tão característicos. Neste imperdível one man show, o hilariante Herman José invocará carismáticas personagens da sua longa carreira no entretenimento”.

Ao longo do evento, não vão faltar os petiscos, os doces regionais e a animação circulante na praia que incluem Mimos Banhistas, uma Sereia Alada e Personagens Iluminadas em Andas.

Na Praia da Luz, o Clube Recreativo, Cultural e Desportivo Luzense vai oferecer uma grande festa de celebração do Banho 29 que começa às 21:30 horas e durará até às 3h com animação musical de Humberto Silva, DJ Toby One e The Cuban Brothers.

A Câmara Municipal de Lagos deixa o convite: “Venha fazer parte desta Festa que recorda uma das mais estimadas e históricas tradições de Lagos!”

Consulte o programa completo aqui.

(SP/HDF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook