Homenagem ao 1° Ciclista de Tavira a ganhar a Volta a Portugal

Homenagem ao 1° Ciclista de Tavira a ganhar a Volta a Portugal

505
PARTILHE

João Rodrigues, de 24 anos, é o primeiro ciclista tavirense a ganhar a Volta a Portugal em Bicicleta. O Município de Tavira homenageou o vencedor esta quarta-feira, 14 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

João Rodrigues e Jorge Botelho (Fotos Stefanie Palma / POSTAL D.R.)

João Rodrigues, atual atleta do W52 Futebol Clube do Porto, venceu a 81ª Volta a Portugal em Bicicleta no passado domingo, 11 de agosto. O jovem venceu o contra-relógio e conquistou a camisola amarela por 27 segundos.

O vencedor tavirense disse ao POSTAL que esta vitória representa o momento auge da sua carreira.

João Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal

“Esta é a maior conquista que fiz até hoje. Ser vencedor da Volta a Portugal é algo que sempre ambicionei. Quando era mais novo via a Volta a Portugal e ficava vidrado a ver o ciclismo e poder estar aqui hoje com a camisola amarela como vencedor da Volta a Portugal é muito bom”, disse ao POSTAL, de sorriso nos lábios.

Por sua vez, Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, afirmou ao POSTAL que esta vitória “é um orgulho, pois os municípios vivem de factos, histórias, heróis, atletas e pessoas que levaram longe o nome da terra”.

Jorge Botelho, presidente Câmara Municipal de Tavira

“Nós vimos crescer o João como atleta e como profissional, que chega aos 24 anos a vencedor da Volta a Portugal. É o primeiro ciclista nascido numa terra de tradição ciclista a ganhar a Volta a Portugal”.

O autarca reforçou que “para nós é um orgulho, pois o desporto rei em Tavira é o ciclismo”.

Jorge Botelho disse ainda ao POSTAL que “esta conquista enche-nos de orgulho porque é um percurso de gente humilde, trabalhadora, boa pessoa e que se dedicou de corpo e alma ao ciclismo, à família e a todos os que o apoiaram”.

O jovem foi homenageado no Salão Nobre dos Paços do Concelho

O presidente recordou também que João Rodrigues foi ciclista do “Clube de Ciclismo de Tavira e agora é do Futebol Clube do Porto”.

Jorge Botelho reforçou a ideia de que os atletas devem ser homenageados independentemente do clube a que pertençam. O que nos interessa é “distinguir o ciclismo”, sendo que “o João Rodrigues é um cidadão de Tavira que vingou por outro clube que não o Clube de Ciclismo de Tavira, mas que para nós tem um mérito enorme”.

O presidente destaca que “não existem clubes, mas sim pessoas e isso é que conta”.

Autarquia tavirense

João Rodrigues, vencedor da prova de ciclismo, não esconde o contentamento. “Não tinha a perceção de que poderia ser um vencedor da Volta a Portugal. No ano passado consegui estar entre os melhores, fiquei em sétimo lugar no geral, mas fazer um top 10 a imaginar ser vencedor no ano seguinte, não estava de todo à espera”.

De relembrar que o sucesso vem sempre acompanhado de muito trabalho.

“Fiz os trabalhos de casa, trabalhei bastante para estar a um bom nível e felizmente consegui estar bastante bem”, afirma o ciclista.

João Rodrigues reforça a ideia de que “não vinha com aquela pressão de ser líder de equipa para tentar discutir a volta, vinha como se fosse um braço direito dos líderes, mas as circunstâncias de corrida foram alterando e eu fui assim passando um pouco na sombra sem perder tempo para os outros e conseguir tirar um excelente resultado que foi a vitória final”.

João Rodrigues venceu a 81ª Volta a Portugal em Bicicleta

Quanto às ambições futuras, o tavirense é peremptório. “A minha ambição é sempre a mesma: tentar evoluir nos meus pontos mais fracos e tentar sempre aprender com os mais velhos, que é o que tenho feito até agora. Eles têm-me dado bons conselhos e quero continuar assim”.

“Nunca escondi que gostava de ser campeão nacional. É claro que gostava de subir ao escalão mais alto do ciclismo numa das melhores equipas do mundo. Isso seria o culminar de quase todos os sonhos conquistados até aqui”, concluiu o primeiro ciclista tavirense a ganhar a Volta a Portugal em Bicicleta.

(Stefanie Palma / Cristina Mendonça)

Facebook Comments

Comentários no Facebook