Olhanense Pedro Gonçalves vai representar Portugal no Mundial de Acordeão

Olhanense Pedro Gonçalves vai representar Portugal no Mundial de Acordeão

671
PARTILHE
- PUB -

Pedro Ivan Gonçalves, de 18 anos, natural de Moncarapacho, aluno do professor Nelson Conceição, foi selecionado para representar Portugal na 72ª Copa Mundial de Acordeão, que decorre em Shenzhen, na China, de 12 a 17 de agosto.

A 72ª Copa Mundial de Acordeão decorre em Shenzhen, na China, de 12 a 17 de agosto (Foto D.R.)

Na China, “este jovem olhanense vai competir no escalão de Sénior Virtuoso. Pedro Ivan já tem alguma experiência em grandes competições onde se tem destacado com prémios relevantes”, conforme refere a nota de imprensa enviada pela Associação de Acordeonistas do Algarve.

Com 8 anos de estudo sobre este instrumento musical de tão difícil execução, em maio deste ano, no 24º Troféu Nacional / 5º Concurso Internacional de Acordeão “Cidade de Alcobaça”, Pedro Ivan Gonçalves conquistou os seguintes prémios:

1º Prémio 24º Troféu Nacional Sénior Varieté;
1º Prémio 5º Troféu Internacional de Alcobaça Sénior Varieté;
1º Prémio 24º Troféu Nacional Cat. Solista Concerto (baixos cromático);
2º Prémio 5º Troféu Internacional de Alcobaça Cat. Solista Concerto (baixos cromático);
3º Prémio Cat. Franck Angelis;
1º Prémio 24º Troféu Nacional Cat. Orquestra Varieté;
1º Prémio 5º Troféu Internacional Alcobaça Orquestra Varieté;

Em Junho de 2018, na 71ª Copa Mundial de Acordeão que se realizou em Kunas, na Lituânia, e onde João Palma, natural de Loulé, também ele aluno de Nelson Conceição, se sagrou campeão mundial, Pedro Gonçalves obteve o 6º lugar na categoria Júnior Virtuoso. Duas semanas antes, em Maio de 2018, no 43º Prémio Internacional de Acordeão, em Castelfidardo, Itália, obteve o 8º lugar na categoria Virtuoso Júnior.

A comitiva algarvia à 72º Copa Mundial de Acordeão “que se deslocará em Agosto à China, composta por Pedro Ivan Gonçalves, Nelson Conceição, João Pereira, Sérgio Conceição e João Sena, tem ainda uma outra missão especial para Portugal, na medida em que a 73ª Copa se realizará no Algarve em Outubro de 2020”, pode ler-se.

Em nota de imprensa, João Pereira, presidente da Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, diz que “a participação de Pedro Ivan na 72ª Copa Mundial é mais uma prova das competências dos professores e alunos que temos no Algarve no que diz respeito à execução deste instrumento musical. Vamos à China buscar o testemunho para a 73ª Copa Mundial, sendo que trazermos para Portugal e para o Algarve em particular este nível de concurso deixa-nos muito orgulhosos e será certamente um evento que deixará marcas em todos os participantes dada a nossa capacidade de bem receber”.

Sobre Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve

Fundado a 3 de Fevereiro de 2012, com o objectivo de promover o acordeão e os acordeonistas algarvios, a Mito Algarvio é membro oficial da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA) – Membro do International Music Council, uma ONG parceira da UNESCO – onde participa através da delegação de membros de Júri.

É membro da Fundação INATEL e membro da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.

É responsável pelas provas de seleção de acordeonistas portugueses para participação na Copa do Mundo. Apoia à participação de representantes portugueses na Copa do Mundo; apoia as obras e as galas “Terra de Acordeão”; apoia a edição de Cd’s e Livros dedicados ao acordeão, de que se destacam:“A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio”, um filme de Ivan Dias em parceria com o Município de Castro Marim, e a exposição e livro intitulado “Acordeão Alm´Algarvia”.

Em 2018, a Mito Algarvio foi distinguido com o Prémio Instituição de Excelência Algarve.

(SP/HDF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook