Quarteira já tem oito papeleiras inteligentes

Quarteira já tem oito papeleiras inteligentes

982
PARTILHE

Quarteira é uma das primeiras cidades do país com uma rede de papeleiras inteligentes. As oito primeiras já se encontram instaladas na cidade.

O projeto é cofinanciado pelo Fundo Ambiental (Foto D.R.)

“Através do Quarteira Lab, projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental,
foram colocadas duas papeleiras inteligentes e, posteriormente, num investimento do município alicerçado também a uma candidatura ao mesmo Fundo, foram colocadas mais seis”, avança a autarquia em comunicado.

As papeleiras inteligentes encontram-se instaladas nas seguintes localizações: Terminal Rodoviário, Rua Vasco da Gama e Avenida Infante Sagres.

Estes equipamentos permitem “um processo de recolha 85% mais eficiente, devido ao seu compactador interno de baixo consumo, alimentado por um painel solar instalado no seu topo que permitirá que esta seja completamente autónoma e tenha até oito vezes a capacidade de armazenamento de uma papeleira comum”, pode ler-se.

Quarteira já tem oito papelarias inteligentes (Foto D.R.)

Através de uma plataforma digital, os serviços municipais poderão consultar o estado de enchimento das papeleiras, permitindo aumentar a eficiência das rotas de recolha dos resíduos, reduzir o número de viagens e de mão-de-obra, resultando numa poupança de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de CO2.

Quarteira recebe assim este projeto inovador, que certamente se virá a estender a outras localizações no concelho.

A Câmara Municipal de Loulé, através desta iniciativa, pretende “trazer inovação e sustentabilidade ambiental a esta cidade, tornando-a mais amiga do ambiente”.

(SP/HDF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook