Recriação da descarga de peixe acontece na zona ribeirinha de Portimão

Recriação da descarga de peixe acontece na zona ribeirinha de Portimão

561
PARTILHE

No dia 6 de agosto, véspera da abertura oficial do 25º Festival da Sardinha, vai ter lugar na zona ribeirinha de Portimão uma recriação da descarga de sardinha. A atividade está marcada para as 10:30 horas no Cais Gil Eanes, localizado em frente ao Jardim Visconde Bívar.

A recriação tem lugar no dia 6 de agosto (Foto D.R.)

Na ocasião, “a chegada da traineira ‘Arrifana’, carregada de sardinhas, será denunciada pelo toque da sirene situada na antiga Lota de Portimão, desencadeando um conjunto de atividades ligadas à faina dos homens do mar, comuns há algumas décadas, deste a separação do ‘peixe da campanha’, destinado aos pescadores que o capturaram, até à ‘venda em boca’ aos compradores, que previamente avaliarão a qualidade do pescado, com destaque para a descarga das canastras cheias de sardinhas, que irão “voar” da embarcação para o cais de desembarque”, pode ler-se no comunicado enviado pela autarquia portimonense.

Esta recriação, que antecede o Festival da Sardinha, a decorrer de 7 a 11 de agosto, ficará também marcada pelos trajes, dizeres e meios de transporte de antigamente, e culminará com uma mega sardinhada popular no recinto do Festival, constando todo este programa de uma emissão especial da RTP1, transmitida em direto de Portimão a partir das 10 horas.

O programa televisivo, totalmente dedicada a Portimão, será emitido das 10 às13 horas e das 14h às 17:30 horas, contando com animação musical e diversas intervenções de clubes e entidades. 

Será dada “especial ênfase à sardinha, a principal convidada desta emissão dirigida aos quatro cantos do mundo, levando ainda à antena artesãos tradicionais e contadores de histórias locais, as novas experiências e negócios turísticos, assim como propostas de lazer para este verão”, pode ler-se.

Quanto à recriação da descarga de sardinha, contará com os apoios da Docapesca, APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Capitania do Porto de Portimão, GNR, Teatro Tipo, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Instituto de Cultura de Portimão, Grupo Coral de Portimão, Quinta dos Avós e GRUPO (Teatro Sénior de Portimão).

No que diz respeito ao Festival da Sardinha, o programa de abertura incluirá animação musical e arruada até ao recinto do festival, com atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá visita ao certame e jantar típico/sardinhada.

O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a APS, Junta de Freguesia de Portimão, EMARP – Águas e Resíduos de Portimão, Algar e Zomato, tendo o patrocínio da Sagres, Delta Cafés e Socialgar Seguros, além do apoio do Turismo do Algarve, enquanto a Alvor FM será a rádio oficial.

Toda a programação do 25º Festival da Sardinha de Portimão poderá ser consultada AQUI

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook