Trinta e dois concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Trinta e dois concelhos do continente em risco máximo de incêndio

237
PARTILHE

Trinta e dois concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Existem cinco concelhos no distrito de Faro em risco máximo de incêndio (Foto D.R.)

No sul do país, estão em risco máximo de incêndio “os concelhos de Monchique, Tavira, Silves, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, e Gavião e Nisa no distrito de Portalegre”, conforme avança a agência Lusa.

O distrito da Guarda é o que apresenta o maior número de concelhos com este alerta (nove): Meda, Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da beira, Pinhel, Guarda e Sabugal.

No distrito de Castelo Branco estão sob este alerta os concelhos do Vila de Rei, Proença-a-Nova, Sabugal e Vila Velha de Rodão, e no distrito de Santarém os concelhos de Abrantes, Sardoal e Mação.

Mais a norte, de acordo com o IPMA, estão também em risco máximo de incêndio os concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso, Mogadouro e Freixo de Espada-à-Cinta (Bragança), Tabuaço, Tarouca, Sernancelhe e Penamacor (Viseu).

O instituto colocou ainda vários concelhos de Faro, Beja, Portalegre, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, nebulosidade que pode persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro ao longo do dia. Existe ainda a possibilidade de ocorrência de chuvisco a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em especial a partir da tarde. As previsões apontam para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 29 graus Celsius em Lisboa e na Guarda, 25 em Viana do Castelo, 32 em Bragança e Faro, 36 em Évora, 35 em Beja e 26 em Faro.

(SP/HDF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook