Município de Lagos promove várias ações de limpeza no concelho

Município de Lagos promove várias ações de limpeza no concelho

324
PARTILHE
- PUB -

O município de Lagos vai promover várias ações de limpeza no concelho. As iniciativas terão lugar entre setembro e outubro com o objetivo de “sensibilizar e envolver a população na limpeza de espaços naturais públicos para criar um ambiente mais sustentável”, afirma a autarquia lacobrigense.

A Ponta da Piedade vai ser uma das zonas intervencionadas (Foto D.R.)

As praias de Porto de Mós e Meia Praia, a zona costeira da Ponta da Piedade e o perímetro urbano de Odiáxere serão as zonas intervencionadas.

As ações de limpeza em Lagos terão lugar já no próximo dia 21 de setembro, Dia Nacional de Limpeza de Praia, às 9 horas, com uma iniciativa da #LitterHero Lagos na Praia do Porto de Mós.

Com o apoio da Fundação Oceano Azul, esta iniciativa tem como objetivo mobilizar voluntários, grupos, associações, ONG’s e movimentos que queiram participar na limpeza de lixo marinho.

No dia 24 de setembro, a LPN – Liga para a Proteção da Natureza – promove uma ação de limpeza na Meia Praia, enquadrada na campanha “Vamos Limpar as Nossas Praias” do projeto Amar o Mar, já na sua 3ª edição. O ponto de encontro para a atividade é junto ao restaurante Barrigada às 9:30 horas.

À semelhança do que foi feito em 2018 na Meia Praia, o município organiza uma nova ação de remoção e limpeza do chorão, desta vez perto do farol da Ponta da Piedade, entre as 10 e as 12 horas, de dia 1 de outubro.

A iniciativa está integrada na Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2019, levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente, e visa a intervenção em locais que apresentam uma grande concentração desta planta.

O chorão (Carpobrotus edulis) é uma espécie de planta invasora originária da África do Sul cultivada no passado para fixação de dunas e taludes. Porém, a presença do chorão impede o desenvolvimento de vegetação autóctone, sendo importante a sua remoção.

A ação contará com o apoio do Centro Ciência Viva de Lagos, Associação A Rocha, Intermarché de Lagos e Ecoambiente. Ao longo da manhã, serão oferecidos brindes aos participantes, bem como pizas cozinhadas em forno com energia do Sol num Petisco Solar que permitirá sensibilizar para a importância da utilização de energias renováveis.

Para inscrições, envie um email até ao próximo dia 27 de setembro.

No dia 13 de outubro será a vez de Odiáxere de entrar nas atividades ambientais com uma ação de limpeza do interior do perímetro urbano da freguesia, mais especificamente ao longo das suas estradas secundárias. A iniciativa ocorrerá a partir das 7 horas no Largo da Alegria (perto do Moinho) e contará com a participação do Grupo de residentes e amigos da Vila de Odiáxere e com o apoio da Junta de Freguesia e do comércio local.

(SP/HDF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook