Actividades educativas no Museu de Lagos continuam no próximo ano

Actividades educativas no Museu de Lagos continuam no próximo ano

324
PARTILHE
Alunos ficaram a conhecer melhor o património do concelho
Alunos ficaram a conhecer melhor o património do concelho

O Museu Municipal de Lagos promoveu durante este ano lectivo duas grandes actividades vocacionadas para os alunos dos 1º e 2º ciclos de escolas de Lagos. Tratou-se dos projectos “Do Museu Para a Rua com História e Aventura” e o Peddy Paper “Aventura-te pelo Património de Lagos.

Ambas as iniciativa tiveram como grandes objectivos “divulgar e promover o património do concelho e sensibilizar os participantes para a importância da sua valorização e preservação”, informa a autarquia lacobrigense.

Nestas actividades educativas participaram oito turmas (do 1º e 2º ciclos) de várias escolas de Lagos, num total de 165 alunos. Uma vez que as iniciativas foram avaliadas positivamente pelos próprios professores que acompanharam estes alunos, foi decidido pelo executivo municipal dar continuidade aos dois projectos. Será de ressalvar o interesse dos participantes nestas iniciativas, encaradas como valorizadoras para a divulgação e promoção do património do concelho.

“Do Museu para a Rua com História e Aventura” tem como grandes objectivos: ser uma actividade que se destina a explorar, a pé, as ruas do Centro Histórico, promovendo a curiosidade e o olhar observador para a evolução do espaço urbano, antes/agora e do património histórico, artístico e cultural; sensibilizar os participantes para a importância do património construído e, por isso mesmo, para os valores da preservação, valorização e divulgação e, finalmente, criar hábitos em regressar aos locais por onde passaram com um novo olhar.

Quanto ao Peddy-Paper “Aventura-te pelo Património de Lagos”, e de acordo com a equipa do Museu que o desenvolveu, “é uma actividade que se destina a explorar, a pé, o Centro Histórico, contribuindo, de forma lúdica e pedagógica, para a divulgação do Património Local bem como a sua a valorização numa perspectiva de despertar o interesse e o ‘olhar’ crítico/observador da Paisagem Cultural e Arquitectónica de Lagos”.

Ambos os projectos terão continuidade no próximo ano lectivo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook