Albufeira recebe galardão ‘Autarquia Desporto Escolar’

Albufeira recebe galardão ‘Autarquia Desporto Escolar’

501
PARTILHE
Dirigentes, alunos e professores do concelho conquistaram galardões
Dirigentes, alunos e professores do concelho receberam distinções

A Cerimónia Final do Desporto Escolar Algarve 2015 teve lugar na passada terça-feira no Auditório Municipal de Albufeira, tendo sido presidida por Carlos Silva e Sousa, presidente da câmara local, Paulo Gomes, coordenador nacional do Desporto Escolar, e por Francisco Manuel Marques, delegado regional de Educação.

Para além da distinção de dirigentes, alunos e professores do concelho de Albufeira, a Câmara voltou a receber, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de “Autarquia Desporto Escolar” como reconhecimento pelo apoio logístico, ao nível de transportes e promoção que o município concede às escolas.

“Estamos orgulhosos por ver a comunidade escolar de Albufeira aqui reconhecida, fruto de um intenso trabalho em prol da juventude, da educação e do desporto”, salientou Carlos Silva e Sousa. Para o autarca de Albufeira, “o futuro é investir na juventude e por isso esta cerimónia faz todo o sentido, já que distingue publicamente aqueles que deram e continuarão certamente a dar um grande contributo para formar os nossos jovens”.

De salientar, que Albufeira acolheu, entre 19 e 23 de Junho, as Finais dos Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados que reuniram perto de um milhar de jovens de várias escolas do país, num programa competitivo entre os vencedores dos Campeonatos Regionais nas modalidades de Atletismo, Badmington, Futsal e Voleibol.

Finais dos Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados realizaram-se em Albufeira

Para o coordenador nacional do Desporto Escolar “não conseguimos dissociar este momento do que o que acabámos de terminar ainda há pouco. Albufeira ficará na história do Desporto Escolar com a realização deste Campeonato Nacional dedicado ao escalão de Iniciados, que já não se realizava desde 2004 e, por isso, agradeço ao Município de Albufeira a total disponibilidade e apoio prestado a este evento”. Paulo Gomes referiu que a cerimónia regional tem o intuito de agradecer todo o trabalho feito ao longo do ano lectivo 2014/15: “são estes exemplos que gosto de ver e transmitir a todas as escolas do País e que nos fazem trabalhar afincadamente para que o Desporto Escolar seja uma realidade nas escolas. O Algarve tem feito um trabalho meritório e extraordinário ao nível do Desporto Escolar”.

Durante a cerimónia, o vice-presidente e vereador da Educação da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, entregou a distinção de “Dirigente Desporto Escolar” à professora Sofia Mendes, do Agrupamento de Escolas de Ferreiras. Este agrupamento foi o que recebeu mais galardões, nomeadamente as distinções de “Grupo Equipa Colectivos” entregue à equipa de andebol, de “Aluno Desporto Escolar” entregue a Joana Reigado, e uma menção honrosa de “Aluno Desporto Adaptado” recebida por David Martins Roque. O Agrupamento de Escolas Albufeira Poente também recebeu uma menção honrosa na categoria de “Projectos Complementares”.

Na sua intervenção, o Delegado Regional de Educação enalteceu o trabalho desenvolvido por dirigentes, professores, alunos, famílias e autarquias em prol da juventude e do desporto, pois “fazem com que o Desporto Escolar esteja cada vez mais presente na vida dos alunos”. Francisco Manuel Marques felicitou o Município de Albufeira pelo galardão conquistado e pelo contributo prestado às escolas do concelho e ao desporto escolar.

A cerimónia contou com um momento de animação a cargo da fadista Argentina Freire, também ela ex-praticante de Voleibol do Desporto Escolar da Escola Secundária João de Deus em Faro.

Facebook Comments

Comentários no Facebook