Excedente nas contas externas a subir

Excedente nas contas externas a subir

331
PARTILHE

 

INE publicou hoje os dados relativos às contas externas
INE publicou hoje os dados relativos às contas externas

As contas externas de Portugal atingiram um saldo positivo de 186,3 milhões de euros até Abril, cerca de três vezes mais do que o registado no mesmo período do ano passado, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o Boletim Estatístico da instituição, as contas externas portuguesas registaram um saldo de 186,3 milhões de euros até Abril, mais 135,2 milhões do que o registado no período homólogo, momento em que o respectivo valor absoluto era de 51,1 milhões de euros.

Até Abril deste ano, a balança corrente – que inclui a balança de bens, a balança de serviços, a balança de rendimentos e a balança de transferências correntes – registou um saldo negativo de 457,1 milhões de euros, melhor do que o défice de 891,8 milhões de euros verificados nos primeiros quatro meses de 2014.

Já a balança de pagamentos – que é resultado das balanças corrente, de capital e financeira – obteve um saldo positivo de 643,4 milhões de euros até Abril, pior do que o excedente de 942,9 milhões, registado no mesmo período do ano passado.

Em 2014, as contas externas de Portugal fecharam nos 3.608,2 milhões de euros, um saldo que, apesar de positivo, foi inferior em mais de 2.500 milhões ao de 2013.

Os dados hoje divulgados pelo banco central incluem as alterações metodológicas internacionais, decorrentes do novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010) e do novo Manual da Balança de Pagamentos e da Posição de Investimento Internacional (BPM6).

(com Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook