Riquezas do ‘Mar e Montanha’ para ver no Museu de Faro

Riquezas do ‘Mar e Montanha’ para ver no Museu de Faro

586
PARTILHE
A flor de amendoeira e a alfarroba são os temas principais da exposição
A flor de amendoeira e a alfarroba são os temas principais da exposição

O Museu Municipal de Faro prepara-se para acolher, até 19 de Setembro, uma mostra de pintura da autoria dos portugueses Pedro Cabral Santo e Teresa Palma Rodrigues, no âmbito do projecto Mar e Montanha. A inauguração está marcada para as 16.30 horas, da próxima sexta-feira.

O mote incidiu sobre a flor de amendoeira e a alfarroba, produtos estrela na gastronomia tradicional do concelho de Faro e da região do Algarve, que a iniciativa procura destacar.

Partindo da representação dos campos de amendoeiras em flor como algo comestível, Teresa Palma Rodrigues expõe um conjunto de seis pinturas que constituem as páginas soltas de um livro. Nelas são utilizados pigmentos e materiais provenientes da alimentação (café, beterraba, espinafre, couve roxa, vinho, açafrão, cereja e morango, sobre folha de obreira – matéria de que é feita a hóstia). “Receita para a Nostalgia ou O Desejo de se Sentir em Casa em Qualquer Lugar” alude à famosa Lenda das Amendoeiras em Flor – uma conhecida narrativa de tradição popular.

Ao trabalho desta artista, junta-se no Museu Municipal de Faro o de Pedro Cabral Santo, que incide sobre a alfarroba – um dos símbolos de Faro e do Algarve devido às suas ilimitadas propriedades alimentares e medicinais. Até ao final do mês de Agosto, a iniciativa conta ainda com a exposição temporária das criações da chilena Mónica Bengoa e do português Pedro Vaz em diferentes restaurantes algarvios.

A finissage do evento contemplará um jantar temático no restaurante Faz Gostos, a partir dos menus elaborados pelos chefs desta parceria, Pedro Mendes e José Botequilha, data em que será lançado o livro “Mar e Montanha”, documento que testemunha todo o processo de colaboração entre artistas e chefs em residência, tendo como mote os produtos estrela do Algarve.

Facebook Comments

Comentários no Facebook