Portugal vai simular terramoto a 6 de Novembro

Portugal vai simular terramoto a 6 de Novembro

1860
PARTILHE
Simulacro sísmico é proposto a toda a população nacional
Simulacro sísmico é proposto a toda a população nacional

No próximo dia 6 de Novembro a terra vai tremer em Portugal quando o relógio marcar 11.06 horas.

Trata-se de um simulacro público nacional no âmbito da prevenção do risco sísmico promovido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e que assume a designação de “A Terra Treme” .

Clique para ver o vídeo
Clique para ver o vídeo

Com a duração de um minuto o que se pede é que toda a população se lembre dos três gestos fundamentais em caso de sismo e os simule, numa perspectiva de chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adoptar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Em casa, na rua ou no trabalho o exercício compreende baixar-se, proteger-se (debaixo de mesas, camas ou ombreiras de portas) e aguardar, gestos simples que podem efectivamente fazer a diferença em caso de sismo se devidamente automatizados no nosso comportamento e reacção cerebral a um caso real.

O convite é feito pelas autoridades nacionais de emergência a famílias, empresas e escolas e leva apenas um minuto porque um dia a terra pode efectivamente tremer.

Inscrições disponíveis em www.aterratreme.pt

No sítio on-line da iniciativa encontra-se disponibilizada informação adicional sobre os comportamentos a adoptar em caso de sismo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook