TAP encomenda 53 aviões à Airbus

TAP encomenda 53 aviões à Airbus

369
PARTILHE
O A320 neo preparado para os voos de pequeno e médio curso
O A320 neo preparado para os voos de pequeno e médio curso

Uma nova TAP é o que se pode esperar se se concretizar até ao final a transformação profunda da frota da companhia aérea portuguesa revelada hoje pela Airbus, o consórcio europeu fabricante de aeronaves e arquirival da americana Boeing.

De acordo com a Airbus a TAP encomendou à Airbus 53 aviões Widebody e de corredor único, o mesmo é dizer aviões cuja cabine de passageiros tem uma disposição que permite acomodar mais passageiros em duas coxias com um corredor central único.

Na ordem de encomenda estão 14 aeronaves A330-900neo, aviões bimotores preparados para operar médio e longo curso e que podem voar entre os 5.600 to 13.430 quilómetros, com níveis de poupança de combustível que podem atingir 14%.

A estas aeronaves somam-se 39 da linha A320neo, também estes com melhor resposta ao nível de consumo podendo atingir os 20% de poupança por passageiro, revela o sítio on-line da Airbus.

- Pub -

De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela Airbus, refere a Agência Lusa, no âmbito do acordo de assinatura da encomenda, a TAP substituiu a encomenda anteriormente feita de 12 aviões A350-900s pelos A330-900neo.

Para voos de médio e longo curso a TAP aposta no A330 900 neo
Para voos de médio e longo curso a TAP aposta no A330 900 neo

“A nossa última encomenda para 14 Airbus A330-900neo e 39 A320neo reflecte o nosso compromisso de fornecer aos nossos clientes a próxima geração de aviões de consumo eficiente de combustível”, disse o presidente da TAP, Fernando Pinto, citado no comunicado.

Segundo Fernando Pinto, o A330neo e o modelo A320neo vão dar à TAP “a flexibilidade para entrar em novos mercados e melhorar a frequência dos já existentes, devido à combinação de alta fiabilidade, baixos custos de operação e conforto excepcional”.

“Com esta encomenda de 53 novos aviões, uma nova TAP renasce. Esta encomenda mostra a confiança da Airbus no futuro da TAP e o compromisso da TAP em ter os melhores produtos para os seus clientes. Estes são os aviões ideais para as atuais rotas da TAP e para os mercados em expansão”, afirma no comunicado.

Para John Leahy, responsável pelo departamento de clientes da Airbus “a combinação das famílias A330neo e A320neo na frota da TAP vai permitir que a companhia aérea colha os benefícios da convergência única dos aviões da Airbus, oferecendo uma eficiência ímpar, com a frota mais moderna, eficiente e optimizada.”

A frota da TAP que em média opera cerca de 2.500 voos por semana, dispõe de uma 77 aviões, 61 aeronaves de modelo Airbus, às quais se juntam mais 16 aeronaves que operam com as cores da PGA (Portugália Airlines).

(com Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook