Castro Marim debate obesidade

Castro Marim debate obesidade

714
PARTILHE
- PUB -
Alimentação pouco saudável e sedentarismo abrem portas ao aumento de peso
Alimentação pouco saudável e sedentarismo abrem portas ao aumento de peso

A Biblioteca Municipal de Castro Marim recebe no próximo dia 26, pelas 21 horas, uma palestra sobre a obesidade, um dos maiores flagelos sociais da actualidade, que tem, nas últimas décadas, atingido proporções epidémicas em todos os grupos etários.

Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), Portugal está entre os países com maiores índices de excesso de peso, registando um aumento da prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes. Aos sete anos, 40,5% dos rapazes e 35,5% das raparigas já registam excesso de peso. A obesidade, na mesma faixa etária, é menor, 16,7% e 12,6%, respectivamente. Na adolescência, com ou mais de 15 anos, 31% dos rapazes e 18% das raparigas têm excesso de peso. Nesta idade, a obesidade atinge os 24% e os 17%, para cada sexo. Em relação à população adulta, 59,1% tem excesso de peso e 24% é obesa.

Os dados são alarmantes e as consequências não se fazem tardar, aumentando também as percentagens de doenças como a coronária, com 17% da população adulta afectada, a hipertensão ou a diabetes. A alimentação pouco saudável e o sedentarismo são as principais causas apontadas. A OMS estima que em 2020 a obesidade afecte 21% dos portugueses e 22% das portuguesas, valores que sobem em 2030 para 27% e 26% para cada um dos sexos.

A palestra, proferida por Hector Ricardo Ojunian, médico formado pela Universidade Federal de La Plata (Buenos Aires, Argentina), mestre em saúde colectiva e autor do livro “Somos o que comemos e com quem comemos”, debruçar-se-á, numa vertente mais preventiva, sobre as causas e consequências desta doença, mas também sobre as modificações que imperam para uma vida mais saudável.

A Câmara de Castro Marim tem fomentado “programas e actividades de promoção da actividade física no concelho e iniciativas no âmbito da saúde, promovendo iniciativas como as aulas e encontros de hidroginástica, aulas de manutenção física gratuitas, marchas e um gabinete de prescrição de actividade física, entre outras”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook