Portimão debate e celebra o património

Portimão debate e celebra o património

594
PARTILHE
- PUB -
Um vasto programa cultural vai animar o centro da cidade
Um vasto programa cultural vai animar o centro da cidade

A cidade de Portimão acolhe entre 3 e 7 de Maio, a II Semana da Reabilitação Urbana cujo tema será o Processo SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local).

Organizada em conjunto pela Câmara de Portimão e pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e no âmbito da Operação de Reabilitação Urbana da ARU – Centro histórico de Portimão, esta iniciativa apresenta uma programação composta por várias conferências, workshops, exposições, concertos e arte urbana.

Para debater e celebrar a reabilitação, o centro histórico de Portimão, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a Rua do Comércio vão estar em foco com variadas vivências num programa que procura traduzir uma reflexão sobre a implementação das estratégias associadas às áreas de Reabilitação Urbana e suas dinâmicas.

Ao longo desta semana, vão ser apresentadas várias conferências sobre a temática, com destaque para o Workshop Nacional A.R.U. – Urban Rehabilitation Portimão, a exposição de aguarelas realizadas pelos alunos do 12º ano da área das Belas Artes da ESMTG, a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo Urban Sketchers Algarve no Centro Histórico de Portimão, a Reabilitação do Edifício MABOR e do Conservatório de Música – Problemática da Arqueologia em meio urbano e a Habitação Social – As Operações SAAL, entre outros painéis onde se constata que as “Cidades poderão ser feitas de Sonhos”.

Workshop propõe reflexão sobre requalificação da área a norte da ARU

O desafio que se propõe neste workshop é uma reflexão sobre a requalificação da área a norte da ARU, que integra o acesso norte ao centro da cidade, numa visão de conjunto com o sistema de transportes, as deslocações a pé, e a ocupação da envolvente urbana, tendo em vista os novos padrões de mobilidade conforto e qualidade de vida dos cidadãos e visitantes da cidade e um programa cultural que vai animar o centro da cidade e a Rua do Comércio, com exposições, concertos e arte urbana.

No centro das atenções estarão os espaços de referência da zona histórica da cidade
No centro das atenções estarão os espaços de referência da zona histórica da cidade

O programa cultural da II Semana da Reabilitação Urbana de Portimão dará voz ao movimento associativo portimonense e aos novos espaços de referência da zona histórica da cidade, nomeadamente, a Contramaré, a Casa da Tocha, a LATA – Plataforma Cultural e o Bar Marginália que marcam a diferença na reabilitação para a economia local, nomeadamente para o comércio e o turismo.

A II Semana da Reabilitação Urbana de Portimão tem um programa detalhado das várias iniciativas que se encontra disponível online em: http://www.vivaportimao.pt/images/2016/MAIO/PROGRAMA_II_SRU_PTM_ARU_087I-16.pdf .

Facebook Comments

Comentários no Facebook