Vilamoura melhor preparada para receber turistas

Vilamoura melhor preparada para receber turistas

499
PARTILHE
- PUB -
As unidades hoteleiras de Vilamoura estão quase esgotadas

Trânsito caótico, estacionamento selvático, lixo fora dos locais para a sua deposição, destruição de mobiliário urbano ou abuso de publicidade são algumas das consequências negativas do turismo e Vilamoura, um dos destinos preferenciais em toda a Europa, não foge à regra. Mas este ano, a Câmara de Loulé e um conjunto de entidades anteciparam-se e vão lançar, entre 1 de Julho e 1 de Setembro, acções temporárias para prevenir estas situações, melhorando as acessibilidades, circulação, estacionamento e segurança.

“Este conjunto de medidas surge após reuniões mensais desde o início do ano, onde, para além da autarquia louletana, participaram as Empresas Municipais Inframoura e Loulé Concelho Global, Vilamoura World, Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura, Associação Vilamoura Visitors, Residents & Conventions Bureau e GNR”, explica a autarquia louletana em nota de imprensa.

Ao nível da circulação, de 11 de Julho a 11 de Setembro, será implementada uma nova linha de Transporte Público Urbano (linha branca) para deslocações entre a praia e o centro/Marina, com 19 paragens e uma frequência de hora a hora, no período entre as 7.45 as 00.30. Este circuito tem ligação com a linha verde (circuito de Quarteira de transportes urbanos). Pretende-se, assim, criar alternativas ao uso do automóvel particular, aumentando a mobilidade do centro urbano Quarteira/Vilamoura de forma ambientalmente mais sustentável.

Para minimizar os problemas de estacionamento, serão criados dois novos parques de estacionamento gratuitos junto da Praia da Falésia e de apoio à Marina de Vilamoura. Haverá ainda uma melhoria da organização do estacionamento e da circulação para peões e ciclistas. Também de forma a promover a circulação pedonal e ciclável, será criada uma via partilhada ao longo da Avenida Praia da Falésia.

Com o objectivo de disciplinar o trânsito no anel dos hotéis de Vilamoura, a partir do final do dia e durante a noite, ficará condicionada a viragem à esquerda junto ao McDonald’s. Será realizada também uma intervenção provisória na Rua dos Pinheirinhos e sinalização da Quinta do Romão, visando a criação de uma saída para veículos de emergência e transportes públicos, do anel dos hotéis em Vilamoura, no sentido Vilamoura/Quarteira – Quinta do Romão, garantido igualmente o acesso pedonal, com reforço da sinalização direccional.

O reforço da segurança, outra das componentes fundamentais para o turismo, será assegurado pela autarquia, com mais vigilantes destacados para os principais pontos de Vilamoura. Também o reforço da iluminação será um contributo para melhorar a segurança de pessoas e bens.

Estas medidas revestem-se de especial importância num ano em que se prevê um aumento substancial do número de turistas que irão escolher o Algarve como destino de férias, estando neste momento as unidades hoteleiras de Vilamoura praticamente esgotadas. Para os responsáveis municipais, “este será certamente um ‘ano de ouro’ para o turismo algarvio, não só porque a região apresenta condições de excelência para turistas e residentes mas, fundamentalmente, porque é um destino seguro. Com estas acções queremos melhorar a estadia de quem nos visita, proporcionando-lhes umas férias inesquecíveis e dando-lhes razões para voltarem”.

Refira-se que, entre 15 de Julho e 31 de Agosto de 2015, passaram pela baixa de Vilamoura mais de 600 mil carros.

Facebook Comments

Comentários no Facebook