Cancelada greve dos trabalhadores da recolha de lixo e limpeza de Portimão

Cancelada greve dos trabalhadores da recolha de lixo e limpeza de Portimão

709
PARTILHE
- PUB -
Os dois dias seguidos de descanso semanal “aplicam-se apenas na época baixa”

Os trabalhadores da recolha de lixo e da limpeza urbana da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP), cancelaram a greve marcada para esta segunda e terça-feira, disse à Lusa fonte sindical.

De acordo com Henrique Vilalonga, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), a greve foi cancelada após a EMARP “se ter comprometido a garantir, a partir de Janeiro de 2017, os dois dias seguidos de descanso semanal” exigidos pelos cerca de 120 trabalhadores.

“Foi assinado um memorando de entendimento entre o sindicato e a administração da empresa, o qual consagra os dois dias de descanso seguidos na época baixa, sendo o domingo obrigatório e a segunda ou o sábado dias de descanso complementar”, sublinhou Henrique Vilalonga.

Segundo o sindicalista, os dois dias seguidos de descanso semanal “aplicam-se apenas na época baixa”, mantendo-se na época alta os períodos de descanso de um dia para os trabalhadores da recolha de resíduos e de um dia e meio para os da limpeza urbana (entre 15 de Junho e 15 de Setembro e entre 20 de Dezembro e 5 de Janeiro).

Por seu turno, a EMARP, a empresa municipal que faz a gestão da água, do saneamento e dos resíduos em Portimão, anunciou em comunicado que as pretensões dos trabalhadores do sector da limpeza urbana e da recolha de resíduos “vão obrigar a uma alteração” do Acordo de Empresa.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook