RTA e AMAL desenvolvem app para melhorar as rotas cicláveis e pedestres...

RTA e AMAL desenvolvem app para melhorar as rotas cicláveis e pedestres do Algarve

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A equipa da app, juntamente com a equipa técnica da Odiana, deslocaram-se ao terreno e testaram a app num breve troço da GR15

A Associação de Municípios do Algarve (AMAL) e a Região de Turismo do Algarve (RTA) estão a desenvolver uma aplicação (app) para registo de ocorrências nas rotas âncora do Algarve, nomeadamente rotas cicláveis e pedestres.

Esta pretende ser uma ferramenta de apoio à gestão do território com base na plataforma da AMAL «City as a Platform», uma aplicação digital de report.

A equipa da app, juntamente com a equipa técnica da Odiana, deslocaram-se ao terreno e percorreram um breve troço da GR15 (Grande Rota do Guadiana) para testar a app.

A plataforma estará disponível para os técnicos das entidades com responsabilidade na implementação e gestão das rotas e permite registar qualquer tipo de ocorrência, em termos de descrição e georreferenciação, de modo a que qualquer elemento técnico possa ser informado da ocorrência e tratar da sua resolução.

A grande meta é localizar, gerir e solucionar, com a maior brevidade quanto possível, ocorrências que se possam registar nas vias cicláveis/ pedestres e que impeçam o turista/residente do usufruto da mesma. Registos como sinalética danificada ou ausente, lixos ou detritos no decorrer do traçado, questões de segurança ou interrupção da via, são alguns dos casos que podem ser detectados na plataforma. A ressalvar que esta aplicação encontra-se em fase de teste.

A destacar que a GR15, é uma rota pedestre que atravessa três concelhos, desde o litoral, barrocal e serra. São cerca de 65 quilómetros de rota pedestre, desde Vila Real de Santo António, passando por Castro Marim e terminando em Alcoutim (ou vice-versa).

Esta nova ferramenta está inserida no programa Cycling & Walking 2016-2019 que visa a reabilitação e estabelecimento de novas rotas para passeios pedestres/bicicleta, criação de mapas com oferta integrada, aposta na divulgação e criação de uma rede  de serviços de apoio que melhore a experiência e corresponda às necessidades da procura, com o objectivo de combater a sazonalidade no destino. Trata-se de uma parceria institucional constituída pela Amal, ERTA, ATA e Turismo de Portugal.

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