São Brás de Alportel reforça estatuto de ‘Município Resiliente’

São Brás de Alportel reforça estatuto de ‘Município Resiliente’

419
PARTILHE
A Câmara de São Brás de Alportel aderiu à campanha “Cidades Resilientes”

São Brás de Alportel aderiu à Campanha “Cidades Resilientes”, um projecto de partilha de boas práticas a nível nacional e internacional com vista a reduzir os riscos e as vítimas de catástrofes.

A Campanha “Cidades Resilientes” prevê o cumprimento dos objectivos estabelecidos no Quadro de Acção de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, aprovado por cerca de 200 países, e a implementação dos “10 Princípios da Cidade Resiliente”, numa estratégia concertada para a prevenção, preparação e mitigação de riscos ao nível local.

No município de São Brás de Alportel tem vindo a ser implementado um conjunto de boas práticas desenvolvidas de acordo com o documento “10 Passos Essenciais para construir São Brás de Alportel – Município Resiliente”, uma iniciativa que, entre muitos outros factores, aborda a gestão do risco de incêndio florestal, a promoção de um trabalho próximo da comunidade residente e fundamentou a criação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil.

A Câmara de São Brás de Alportel decidiu aderir à campanha “Cidades Resilientes”, à semelhança de outros municípios do país, “com o propósito de aumentar a resiliência no concelho e alertar as comunidades para o papel a desempenhar por cada um de nós nesta matéria. Procurar envolver os agentes e parceiros locais e regionais e a comunidade académica e científica é outro dos objectivos, uma vez que o reconhecimento das características de cada localidade é fundamental para definir uma prevenção adequada”, diz a autarquia em comunicado publicado na sua página da internet.

A redução do risco de acidentes graves e catástrofes, bem como o decréscimo do número de vítimas associadas, é uma “preocupação constante” da Câmara Municipal e tem motivado o desenvolvimento de uma “estratégia profunda” assente na formação, identificação e prevenção para tornar São Brás de Alportel um concelho “ainda mais resiliente e seguro”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook