Mais de 19 mil vacinaram-se gratuitamente contra a gripe em Outubro nos...

Mais de 19 mil vacinaram-se gratuitamente contra a gripe em Outubro nos Centros de Saúde do Algarve

499
PARTILHE
Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pela qual todos os anos são produzidas novas vacinas

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, entre o dia 1 de Outubro e 30 de Outubro, foram administradas 19.292 vacinas nos Centros de Saúde do Algarve e nos lares de idosos e residentes em instituições abrangidas pela vacinação gratuita conforme a Orientação da Direcção-Geral da Saúde (DGS) da “Vacinação contra a gripe. Época 2016/2017”, informou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve esta quinta-feira em comunicado.

A ARS Algarve, em conformidade com as indicações da DGS, reforça a recomendação de vacinação contra a gripe às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, e às pessoas pertencentes a grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados).

A vacina contra a gripe é gratuita para todos os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições e para os restantes grupos-alvo prioritários. Para vacinar-se gratuitamente contra a gripe, basta dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora, podendo as pessoas com indicação para vacinação, serem vacinadas em qualquer momento do Outono/Inverno nos Centros de Saúde.

A ARS Algarve aconselha também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

- Pub -

Para as pessoas não incluídas nos grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, a vacina é disponibilizada nas farmácias de oficina, nos mesmos moldes das épocas anteriores, através de prescrição médica.

Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pela qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. “A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves”, avisa a ARS Algarve.

Para além da vacinação, A ARS recomenda a todas as pessoas com sintomas respiratórios, que tomem as medidas habituais de Higiene respiratória e Etiqueta da tosse: “Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar; Colocar, imediatamente, o lenço de papel usado nos recipientes do lixo; Tossir e espirrar para o braço e não para as mãos; Lavar as mãos com água e sabão após contacto com secreções respiratórias e objectos contaminados”.

“No caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar a linha de Saúde 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado”, lembra a ARS Algarve.

“Quando se dirigirem aos serviços de saúde, os utentes (nas salas de espera e de consultas) que estejam a tossir, como forma de conter a disseminação de secreções respiratórias e limitar a propagação da infecção, devem usar a máscara cirúrgica disponibilizada pelos serviços”, continua.

Facebook Comments

Comentários no Facebook