Centro de Investigação em Biomedicina da UAlg integra mapa científico nacional

Centro de Investigação em Biomedicina da UAlg integra mapa científico nacional

1109
PARTILHE
Os dois projectos são resultado de consórcios que reúnem diversas universidades portuguesas
Os dois projectos são resultado de consórcios que reúnem diversas universidades portuguesas

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve viu aprovados os projectos “Genoma Portugal – Plataforma Nacional de sequenciação e análise de genomas”, coordenado na UAlg por Ana Teresa Maia, e a “Plataforma Portuguesa de Bioimagem”, coordenada por Cláudia Florindo, passando a integrar o Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Ambos os projectos são resultados de consórcios que reúnem diversas universidades portuguesas, bem como reconhecidos institutos a trabalhar na área das Ciências da Saúde, entre os quais se destacam, a título de exemplo, o Instituto Gulbenkian Ciência e o Instituto Dr. Ricardo Jorge.

Recorde-se que o concurso para o Roteiro Nacional de Infraestruturas Científicas visa prestar apoio a um conjunto de infra-estruturas de interesse estratégico que podem ajudar a comunidade científica a desenvolver investigação de ponta em campos específicos, das ciências sociais às ciências da vida.

Reunidas as condições para o financiamento destes dois projectos, o CBMR passa assim a integrar o mapa científico nacional, oferecendo-lhe duas novas paragens. Assim, o projecto “Genoma Portugal” fomentará a investigação nacional e internacional na área do genoma, em campos como o dos cuidados de saúde, da concepção de novos fármacos, na exploração de recursos marinhos e na biotecnologia agroalimentar. Já o projecto “Plataforma Portuguesa de Bioimagem” potenciará o desenvolvimento de especialização e recursos na área da bioimagem, contribuindo para alargar os recursos tecnológicos existentes e, deste modo, captar investigadores nacionais e internacionais.

Mais informações sobre os projectos em: http://cbmr.ualg.pt/news/cbmr-is-now-part-of-the-portuguese-roadmap-of-research-infra-structures/

Facebook Comments

Comentários no Facebook