Messines comemora o 187.º aniversário do poeta João de Deus

Messines comemora o 187.º aniversário do poeta João de Deus

1053
PARTILHE
cartaz aniversário João de Deus
Cartaz da iniciativa

Durante o mês de Março a vila de São Bartolomeu de Messines assinala o 187.º aniversário do poeta e pedagogo João de Deus. Exposições, peddy paper, workshops, música e teatro são algumas das iniciativas previstas no âmbito destas comemorações a ter início no dia 4 de Março.

A primeira destas acções tem início no dia 4 de Março com a abertura, pelas 16 horas, da exposição “Folhas soltas”, de Sara Navarro e dos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do EB da freguesia, na Casa Museu João de Deus (CMJD). Com o mesmo nome decorrerá entre 6 de Março e 28 de Abril uma oficina educativa dirigida aos alunos do 1.º ciclo.

“Poeta das Letras” é o nome do atelier de escrita criativa, dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, que decorrerá entre 6 e 20 de Março na CMJD.

O dia 8 de Março, dia do aniversário do poeta e pedagogo, será preenchido com uma série de actividades onde se integram o peddy paper “Pelos caminhos de João de Deus”, romagem ao monumento a João de Deus (com largada de pombos), workshop de estrela de figo, inauguração da escultura “Povos de Paz”, recital “Jograis 2 de palavra(s) e a abertura da exposição “João de Deus poeta-educador” (que estará patente até 8 de Abril no Jardim-Escola João de Deus).

“Sobreviver à escola – da pedagogia à educação” é o tema da palestra proferida por Rui Penha, professor da Universidade do Algarve, que terá lugar a 11 de Março, pelas 15.30 horas, na CMJD. O dia terminará com a peça de teatro “Partir”, pelo Grupo de Teatro Penedo Grande, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, pelas 21.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de SB Messines, junta-se à comemorações com um leque de atividades diversas que assinalarão os seus 40 anos de existência nos dias 11 e 12 de Março.

A programação prossegue no dia 18 de Março com a 2.ª edição do passeio pedestre literário “Há poesia no penedo”. As inscrições decorrerão até dia 12 de Março, devendo ser efectuadas com a Casa Museu João de Deus.

À noite, pelas 21 horas, ocorrerá o espectáculo de homenagem a João de Deus “BensãoDeus”, por Luís Calado e músicos, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense.

Já a 19 de Março, pelas 15 horas, terá lugar na Casa do Povo de SB Messines um workshop de doçaria tradicional “Folhados Messinenses”. Ainda na Casa do Povo terá lugar no dia 21 de Março entre as 9.45 e as 10.45 horas o teatro musical “Abelha Maia”. Neste dia, e da parte da tarde, pelas 15.30 horas, o Jardim Municipal de SB Messines será palco da Festa da Poesia, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares.

O anfiteatro Francisco Vargas Mogo (da Caixa de Crédito Agricola de SB Messines) recebe de 22 a 25 de Março a peça de teatro Salt(e)adores de Histórias, pelo al Teatro. De 22 a 24 de Março as sessões são dirigidas aos alunos do 2.º ciclo e no dia 25 de março ao público em geral.

O grupo ‘Moçoilas’ e a Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve serão os convidados da primeira sessão do Ciclo de Divulgação da Música, Literatura, Gastronomia e Património do Algarve “Algarve (In)temporal”. A iniciativa realizar-se-á a 24 de Março, pelas 21.30 horas, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense.

O programa comemorativo fecha a 26 de Março na Casa do Povo de SB Messines, com “Theatre Algarve Junior”, pelas 15.30 horas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook