Algar renova certificações de Qualidade, Ambiente e Segurança

Algar renova certificações de Qualidade, Ambiente e Segurança

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Algar S.A., empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos

A Algar S.A., empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos nos 16 municípios algarvios, renovou a certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança implementado, com transição para os novos referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 (Qualidade) e NP EN ISO 141001 de 2015 (Ambiente).

Segundo a administradora delegada da Algar, Telma Robim, “a empresa foi  auditada entre os dias 21 e 24 de Novembro de 2017, tendo sido considerado pela entidade certificadora, APCER, que se encontravam reunidas as condições necessárias à Transição do Sistema Integrado de Gestão, implementado em todas as unidades administrativas, de suporte e operacionais, nomeadamente: a actividade de recolha selectiva; dois aterros sanitários; oito estações de transferência; 13 ecocentros; duas estações de triagem; três unidades de valorização energética do biogás; três  unidades de compostagem de resíduos verdes; três unidades de tratamento de lixiviados e uma central de valorização orgânica. Todas as instalações e actividades da empresa mantêm-se certificadas, deixando-nos muito satisfeitos”.

Telma Robim considera que a Algar reforça assim o contributo para o desenvolvimento sustentável da região
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Certificações renovam o compromisso de melhoria contínua da eficácia do Sistema Multimunicipal

Para a empresa, “a confirmação da manutenção/transição da certificação vem reconhecer que a gestão do sistema multimunicipal de recolha selectiva, transferência de resíduos, triagem e tratamento de resíduos sólidos da Algar, é efectuada com respeito por elevados padrões de qualidade dos serviços prestados, sobretudo quando se fala no tratamento de cerca de 400 mil toneladas de resíduos urbanos/ano”.

De entre as inúmeras vantagens internas e externas inerentes ao Sistema Integrado de Gestão da Algar, a Algar salienta a adopção dos princípios de prevenção da poluição, bem como da redução da utilização recursos e da aplicação das medidas compensatórias nas opções técnicas e organizacionais, com vista à minimização de impactos ambientais, o reforço da formação e a satisfação dos colaboradores, clientes, partes interessadas e sociedade de uma forma geral. No âmbito da Segurança, a Algar previne o risco de acidentes, de doenças profissionais e garante um ambiente de trabalho seguro e saudável, em todos os sectores da empresa.

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Telma Robim acrescenta que “a Algar tem o Sistema de Gestão certificado em: Qualidade para melhor o servir, Ambiente para um Algarve mais sustentável, e Segurança para a protecção dos seus colaboradores, reforçando assim, o compromisso de melhoria contínua da eficácia do Sistema Multimunicipal, e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável da região do Algarve.

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