Cineteatro São Brás completa hoje 65 anos

Cineteatro São Brás completa hoje 65 anos

758
PARTILHE
Cineteatro Sao Bras
Cineteatro São Brás contribui há 65 anos para o desenvolvimento cultural do concelho

O Cineteatro São Brás completa hoje, 21 de Dezembro, 65 anos ao serviço da cultura e da população são-brasense. Inaugurado em 1952, este equipamento cultural foi construído por um conjunto de amigos constituídos em empresa ‘Unidos’, numa época em que a sociedade são-brasense se dividia pelos salões, pelas festas privadas das famílias mais abastadas ou pelos arraiais populares.

“Um espaço onde ricos e pobres, industriais e operários, doutores e analfabetos, velhos e novos, homens e mulheres, todos se encontravam e comungavam do mesmo fascínio pelas imagens animadas que davam vida àquela tela branca. Um espaço onde todos podiam imaginar-se a enfrentar os seus maiores medos ou o mais terrível dos monstros, a derrotar o mais pérfido dos seus inimigos, a conquistar o coração da mais bela das donzelas ou do mais galante dos cavalheiros, a descobrir o mais rico dos tesouros, a superar a mais difícil e arriscada das missões ou, simplesmente rir. Rir até mais não com as trapalhadas de um Cantinflas, de um Totó, de um Louis de Founès, de um Jerry Lewis. Rir para esquecer e ultrapassar as amarguras da vida ou para lembrar e celebrar aquilo que ela tem de mais belo e aproveitar da melhor forma os breves instantes que a mesma representa” diz Vítor Ribeiro, arquitecto e investigador que está a desenvolver um trabalho sobre a história do Cineteatro São Brás.

Câmara desafia são-brasenses a partilhar memórias do Cineteatro

Há 65 anos que o Cineteatro São Brás contribui para o desenvolvimento cultural do concelho, tendo-se assumido, desde a sua construção, como marco de modernidade e referência urbana. Hoje faz parte do património comum dos são-brasenses, “um património que representa um passado mas se quer projectado no futuro. Um património que ser quer vivo e vivido, activo e partilhado. Um património de todos e para todos, assim todos também o queiram”, afirma a autarquia.

Para celebrar esta data, o município de São Brás lança um desafio a todos os são-brasenses para que partilhem com a autarquia histórias, memórias, imagens ou documentos (bilhetes, cartazes, programas, fotografias, etc.) que ajudem a documentar os 65 anos do Cineteatro São Brás. Para partilhar os vários elementos pode contactar a Câmara através dos telefones 289 840 000/4/19 ou através do e-mail municipe@cm-sbras.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook