Os teus resultados só dependem da qualidade da tua acção e do...

Os teus resultados só dependem da qualidade da tua acção e do teu sistema de crenças

291
PARTILHE
Carlos Baltazar Master e Trainer de PNL carlosbaltazarpnl@gmail.com
Carlos Baltazar
Master e Trainer de PNL
carlosbaltazarpnl@gmail.com

Acreditas que podes obter o que quiseres desde que te empenhes em consegui-lo?

Proponho que consideres este diagrama, que estabelece a relação entre Potencial, Acção, Resultados e Sistema de Crenças.

Potencial

Potencial representa a energia ar­mazenada num sistema, que pode ser transformada em acção. Se ima­ginares uma mola contraída, ela pode desencadear um certo efeito ao dis­tender-se. No caso do potencial hu­mano, a boa notícia é que o potencial não se esgota na acção, podendo, isso sim, diminuir ou manter-se e aumen­tar dependendo de certas condições. Quais? Vamos ver…

Acção:

Acção é o nosso comportamento, o que fazemos, tanto no plano exte­rior, objectivo, como no plano inte­rior (o que se passa na nossa men­te, nos nossos pensamentos, como orientamos a atenção e que repre­sentações mentais).

Crenças e atitudes:

O Sistema de Crenças inclui tudo o que eu acredito e me motiva. De uma forma um pouco mais comple­xa, este quadro podia ser chamado de Matriz de Atribuição de Significados. Porquê? Porque dependem de nós os significados que atribuímos aos resul­tados que obtemos.

Basicamente, encontramos aqui:

foto
Proponho que consideres este diagrama

Crenças. O que acreditamos acerca sobre nós, sobre o nosso merecimen­to e capacidades e sobre os outros e o mundo em geral.

Temas importantes que orientam a nossa motivação e bem-estar.

Formas de pensar e agir / reagir em determinados contextos e em resposta a certos desafios. As atitudes depen­dem das crenças, valores e decisões que tomamos como boas para orien­tar a nossa acção no futuro.

Em que pontos deste diagrama podemos intervir para conseguir um ciclo virtuoso (em que aumentamos o nosso potencial) e não vicioso (em que o potencial diminui)?

Acção determinada e consistente. Sem acção positiva não há pensamen­to positivo que nos valha. (Embora o inverso possa também ser verdade… mas isso será abordado no ponto 2. A acção é o que põe um pla­no em prática e torna um ob­jectivo diferente de um sonho. Gosto de dizer que um sonho é um objectivo com asas. E precisamos muito de sonhar! E um objectivo é um sonho com pernas. E precisamos de as dar aos nosso sonhos…se que­remos obter resultados.

Sistema de Crenças (ou Matriz de Atribuição de Significados) Verdadeiramente, aqui está o pon­to nevrálgico do diagrama. Crenças são generalizações que vamos adop­tando no nosso processo de cresci­mento a adapta­ção ao mundo. Muitas delas esta­belecem regras acer­ca do que achamos que deve ser feito ou daquilo que deve acontecer para que nos sintamos bem. Crenças são uma construção neuroló­gica, existem no nosso sistema corpo/ mente, podem estar ligadas a emoções fortes mas não têm existência real. Podem ser revistas em qualquer mo­mento embora a mudança de crenças limitadoras enraizadas possa precisar de ajuda por parte de um coach que saiba usar as ferramentas da PNL. Ao adoptarmos crenças ilimitadas a nosso respeito, abrimos-nos ao cam­po infinito das possibilidades e da­mos significados ‘positivos’ aos resul­tados que obtemos, quaisquer que estes sejam. O que isto quer dizer? Quer dizer que olhamos para os resultados e os usamos como in­formação de qualidade para man­ter e aumentar o nosso potencial. Como? Se os resultados foram bons, vamos persistir mantendo o ego sob observação, de forma a não nos dei­xarmos ser presas de ilusões sobre … Se foram insuficientes, reforçamos a interpretação que não há fracasso mas somente feedback e preparamo­-nos para desenvolver acções ainda mais determinadas e focadas. Isto é –aumentámos o nosso potencial!

Nota: A afirmação de que os resul­tados que obténs só dependem de ti e podes obter o que desejas se te empe­nhares deve ser entendida dentro de um quadro de prudência e ecologia (estudo e consideração das consequências). Se eu não souber nadar, não serei campeão de natação, pelo que parece óbvio que a acção primeira será aprender a nadar.

Todavia, se tiver uma severa lesão física talvez não seja mesmo ecológico para mim prosseguir este caminho e o sucesso, dentro deste objectivo, está prejudicado pela base.

A PNL tem estudado extensivamen­te os temas do ciclo do Potencial e sis­temas de Crenças e Valores. Para sabe­res mais sobre coaching ou formação de PNL, podes entrar em contacto co­migo: carlosbaltazarpnl@gmail.com.

Convido-te para o curso de PNL-Certificação Practitioner que irei orientar em Tavira, na Associação Se­mear Saúde, começando em Março de 2018. Contacta a Associação, para mais detalhes. Através do número 281 320 902, ou email associacaose­marsaude@gmail.com.