Pedro Ornelas é eleito presidente da AAUAlg

Pedro Ornelas é eleito presidente da AAUAlg

669
PARTILHE
Pedro Ornelas
Pedro Ornelas ganhou com 1.148 votos dos estudantes da UAlg

A Lista A venceu as eleições e Pedro Ornelas é o novo presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg). Nas eleições que decorreram na passada terça-feira, 5 de Dezembro, os estudantes do Algarve deram a vitória à lista encabeçada por Pedro Ornelas com 59% e 1.148 votos contra os 41% e 801 votos da lista C, liderada por Daniela Vairinhos, com uma diferença de 347 votos.

Por volta das 5 horas da madrugada de quarta-feira, 6 de Dezembro, os resultados estavam apurados e o POSTAL foi o primeiro órgão de comunicação a entrevistar o vencedor Pedro Ornelas, segundo o qual esta vitória se traduz “num sentimento inexplicável de dever cumprido e numa crença que me acompanhou desde o início, sustentado por uma equipa que fez parte deste processo eleitoral desde o início”.

Equipa de Pedro Ornelas está formada e não tem membros da candidatura adversária

A nova direcção da AAUAlg toma posse a 8 de Janeiro com uma lista composta por 50 elementos, sendo que 25 são membros efectivos e os outros 25 são membros suplentes. Questionado pelo POSTAL, Pedro Ornelas afirmou não ter qualquer objecção “em chamar para a equipa pessoas com qualidade e competências para nos ajudar a cumprir os objectivos traçados, independentemente do seu posicionamento durante o acto eleitoral” e disse ainda acreditar que há bastante qualidade na lista adversária, “caso contrário o processo eleitoral não teria sido tão renhido e discutido, provando a qualidade daqueles que, sendo estudantes da UAlg, lutam pelos objectivos gerais e pelos interesses da Associação Académica”. No entanto, o candidato afirmou ao POSTAL que a sua equipa já está completa e que esta não contém membros da outra candidatura.

Para Pedro Ornelas, os desafios imediatos quando assumir a direcção serão “o combate pela não subida das propinas e pela descidas das taxas e fazer com que o novo reitor assuma a posição de reitor dos estudantes e deixe de ser apenas um titular de secretária”. O presidente da AAUAlg disse ao POSTAL que a sua primeira medida será “tentar implementar bolsas de estudo da AAUAlg em todas as unidades orgânicas da universidade, dando cumprimento àquilo que é um dos objectivos fundamentais de acção social dentro e em prol da academia, visando o serviço dedicado à comunidade”.

Votaram mais 348 estudantes comparativamente às últimas eleições

Apesar do número de votantes ter aumentado para 2.032, mais 348 votos do que nas últimas eleições onde votaram 1.684 alunos, este é ainda um número reduzido, tendo em conta que representa todas as Faculdades e Escolas da UAlg, do Campus da Penha, Campus de Gambelas, Campus da Saúde e Campus de Portimão. A lista A ganhou na Escola Superior de Saúde (ESS) com 142 votos, na Faculdade de Economia (FE) com 170 votos, na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) com 168 votos, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Penha (ESGHT) com 257 votos, e no Instituto Superior de Engenharia (ISE) com 116 votos.

A lista C alcançou a vitória na Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) com 242 votos, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) com 119 votos, e na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo de Portimão (ESGHT) com 67 votos. No total somaram-se ainda 43 votos nulos, 40 em branco e um anulado.

Comentários no Facebook