Vila Real de Santo António inicia requalificação do Mercado Municipal

Vila Real de Santo António inicia requalificação do Mercado Municipal

317
PARTILHE
Mercado Municipal VRSA (2)
Intervenção terá um custo global de 345 mil euros

A Câmara de Vila Real de Santo António vai dar início, à obra de requalificação do Mercado Municipal ainda esta semana, numa intervenção que terá um custo global de 345 mil euros (+ IVA) e terá a duração de 120 dias. Os trabalhos integram a substituição da cobertura, a remodelação dos espaços de venda e WC, a pintura integral interior e exterior e a beneficiação das redes pluviais, proporcionando melhor conforto e conferindo mais atractividade ao espaço.

Será criado um novo conceito para o mercado, estando em plano a abertura de novas zonas de restauração e lazer na ala Sul, que passarão a funcionar com horário alargado e com a oferta de novos produtos e serviços. Para Luís Romão, vice-presidente da autarquia, “a obra corresponde a uma ambição há muito desejada, dando melhores condições a quem compra, a quem vende e a quem nos visita. Por outro lado, queremos tornar o mercado mais atractivo e mais dinâmico para que as pessoas regressem a este espaço que será, no futuro, não só um ponto de comércio mas também de lazer e estadia”.

Intervenção será efectuada de forma faseada para não encerrar o mercado
Mercado Municipal VRSA (3)
Primeira fase da obra terá início na ala norte

Na primeira fase da obra, a intervenção na cobertura terá início na ala norte, pelo que as bancas de venda situadas nesta área serão temporariamente deslocadas para a ala sul. Prevê-se a situação inversa na segunda metade da obra. De acordo com a autarquia, “ao optar-se por uma solução faseada, permite-se o normal funcionamento do mercado, evitando o seu fecho temporário”.

É também intenção da autarquia instalar um conjunto de exposições permanentes e temporárias no mercado que irão remeter para a história da cidade, nomeadamente o seu legado e património ligado à indústria conserveira.

Mercado Municipal VRSA (1)
Bancas de venda serão temporariamente deslocadas para a ala sul