Festival de Gastronomia do Mar regressa a Tavira com 21 novas receitas

Festival de Gastronomia do Mar regressa a Tavira com 21 novas receitas

679
PARTILHE
O Festival enaltece os melhores sabores do litoral algarvio (Foto D.R.)
O Festival enaltece os melhores sabores do litoral algarvio (Foto D.R.)

Como já tem sido hábito nos últimos anos, com a chegada do mês de Maio, regressa também o Festival de Gastronomia do Mar à cidade de Tavira. Este evento, que conta com a 15ª edição e pretende celebrar a dieta mediterrânica, inicia-se na sexta-feira, 18 de Maio, e termina domingo, dia 27 de Maio.

Neste festival tem a possibilidade de experimentar 21 novas receitas, numa harmoniosa conjugação entre sabores e ingredientes que valorizam a cozinha regional. Os chefes dos restaurantes aderentes prepararam receitas exclusivas para a ocasião, que enaltecem a gastronomia, os costumes, a essência e a autenticidade do litoral algarvio.

Os 21 restaurantes aderentes, provenientes de Cabanas, Luz de Tavira, Santa Luzia e Tavira, prometem apresentar deliciosas entradas, pratos e sobremesas com os melhores sabores que o Algarve tem para oferecer.

O POSTAL falou com alguns dos chefes e proprietários dos restaurantes presentes no festival que garantiram que esta iniciativa faz de Tavira um pólo gastronómico interessante, valorizando acima de tudo os produtos da zona.

- Pub -

O restaurante “Gilão”, que participa pela terceira vez neste festival, apresenta uma barriga de atum com pés de coentros. A nova receita tem tido boa receptividade, segundo a proprietária Ângela Botelho, que afirma: “esta iniciativa proporciona uma experiência diferente ao mesmo tempo que se divulga a gastronomia algarvia”.

Aline Silvestre, proprietária do restaurante “A Carpintaria”, tem preparado como entrada amêijoas à bulhão pato e como prato principal atum na chapa com vegetais e arroz. Como este estabelecimento é novo na zona, Aline Silvestre garante que o festival é importante para “nos dar a conhecer”.

Em Santa Luzia, o restaurante “Casa do Polvo”, que participa neste evento desde 2011, preparou para esta edição uma moqueca de polvo e camarão com mandioca e leite de coco. Eduardo Mangas, proprietário do estabelecimento, referiu ao POSTAL que “é uma honra poder participar no festival”.

Já Vítor Santos, do restaurante “Nó de Gosto”, que participa pela primeira vez nesta iniciativa, afirmou que o festival motivou-o a “criar coisas novas e diferentes” e acredita ser importante para a “divulgação do melhor que se faz em Tavira. Este restaurante tem preparado para os clientes um torricado de estupeta com biqueirões alimados, uma terrina de peixe e para sobremesa um doce de chocolate com laranja.

O Festival de Gastronomia do Mar é organizado pela Câmara de Tavira, que se encarrega de analisar os boletins de avaliação de todos os clientes que provaram as receitas exclusivas dos restaurantes.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, afirmou ao POSTAL que espera uma “adesão de milhares de pessoas como todos os anos”. “Este festival é fundamental para a nossa terra, todo o ano, pois é uma forma de publicitar os restaurantes e de tornar a cidade Tavira mais conhecida. Ou seja, é mostrar em forma de festival, o melhor que há no município”, acrescentou Jorge Botelho.

Para o autarca, esta iniciativa é importante a nível cultural, mas “essencialmente a nível turístico”. A finalizar, referiu que para o futuro tem como ambição “continuar a fazer o festival crescer em quantidade e em qualidade”.

Neste festival, para além de ter a possibilidade de degustar pratos únicos e exclusivos, pode habilitar-se a ganhar uma série de prémios como escapadinhas de fins-de-semana em hotéis algarvios. Em cada restaurante é-lhe dado um boletim de avaliação, de maneira a dar a sua opinião sobre os pratos consumidos. Posteriormente, os boletins são entregues à Câmara tavirense que sorteia os vencedores.

Já para os restaurantes do festival, a Câmara oferece um certificado de participação.

Consulte a lista dos 21 restaurantes:

-Abstracto;

-Aladino – Hotel Vila Galé Tavira;

-Álvaro de Campos;

-A Ver Tavira;

-Come na Gaveta;

-O Ciclista;;

-Gilão;

-Benamor Golf;

-Mouraria – Pousada do Convento da Graça;

-Nó de Gosto;

-Orangia Bistro – Ozadi Tavira Hotel;

-O Tonel;

-Sal no Ponto;

-Salinas – Eco Hotel Vila Galé Albacora;

-A Casa…;

-Casa do Polvo – Tasquinha;

-Polvo e Companhia;

-Páteo da Ria;

-São Sebastião;

-Rota dos Sabores;

-A Carpintaria.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook