Flamingos da Ria Formosa chegam ao Forum Algarve

Flamingos da Ria Formosa chegam ao Forum Algarve

560
PARTILHE
flamingos
Exposição pretende chamar a atenção para a necessidade de preservar esta zona húmida do sotavento algarvio (Foto: DR)

São 28 os flamingos que invadem o primeiro piso do Forum Algarve, já esta sexta-feira, 25 de Maio e que por lá ficam em exposição até 19 de Junho.

A iniciativa é da Junta de Freguesia de Montenegro, que decidiu homenagear a ave mais emblemática desta zona do litoral para assinalar o 21º aniversário da criação da mais jovem freguesia do concelho de Faro e, simultaneamente, alertar a população para a necessidade da preservação ambiental em vésperas do início de mais uma época balnear.

“Durante os meses de Verão a poluição dos espaços marinhos agrava-se substancialmente, nomeadamente com o depósito de lixo junto às linhas de água, pelo que, com a aproximação de mais uma época balnear, consideramos oportuno abordar esta questão junto de crianças e adultos, sensibilizando toda a comunidade para a necessidade de preservamos o meio ambiente”, sublinha Steven Sousa Piedade, presidente da Junta de Montenegro, destacando que, através da iniciativa, serão abordadas outras problemáticas como a dos fenómenos associados às alterações climáticas.

A exposição ‘Flamingos da Ria Formosa’ pretende, assim, chamar a atenção para a necessidade de preservar esta zona húmida do sotavento algarvio, habitat de várias aves aquáticas como o flamingo que, pelo seu simbolismo, está presente no brasão da Freguesia de Montenegro.

- Pub -

“Estamos conscientes da necessidade de preservar este património natural e de alertar para os riscos a que estão sujeitos os animais marinhos devido à ingestão de micro plásticos e outros produtos tóxicos depositados na ria e no mar, por isso esta iniciativa permitirá, através da criação artística, abrir um espaço de reflexão e de sensibilização sobre questões cada vez mais importantes para o equilíbrio do planeta” acrescenta Steven Sousa Piedade.

Em exposição estão 28 esculturas de flamingos

Promovida no âmbito de uma parceria com o Forum Algarve (que ofereceu as figuras dos flamingos feitas em PVC), a iniciativa conta com a colaboração de 14 turmas do Agrupamento de Escolas de Montenegro e 14 associações e IPPS da Freguesia. Reunidos no mesmo objectivo, crianças e adultos soltaram a imaginação para produzirem as 28 esculturas reutilizando materiais tão diversos como tampinhas, flores e cascas de ovo, entre outros.

“Decidimos realizar a exposição fora do território da freguesia para dar mais visibilidade à dinâmica que temos vindo a desenvolver em diversas áreas como as do ambiente, cultura e desporto e, simultaneamente, deixar assim o convite a todos os que queiram associar-se a nós nesta luta pela preservação de um bem patrimonial tão importante como é a Ria Formosa”, realça Steven Sousa Piedade.

No âmbito do projecto decorrerão duas tardes de animação na praça central do Forum Algarve, ambas a partir das 18 horas, nomeadamente no próximo sábado, 26 de Maio, um flash mode pelo Grupo Folclórico de Montenegro e, no dia 16 de Junho, uma apresentação de dança pela Urban Expression.

Comentários no Facebook