Lagoa abre época balnear já na próxima terça-feira

Lagoa abre época balnear já na próxima terça-feira

542
PARTILHE

 

praia de lagoa
Lagoa antecipa por 15 dias a época de banhos e prolonga-a por igual período de tempo, encerrando-a a 15 de Outubro (Fotos: DR)

O concelho de Lagoa vai abrir a sua época balnear nas praias da orla marítima já na próxima terça-feira, dia 15 de Maio. A praia dos Caneiros, na freguesia de Ferragudo, foi o local escolhido para este momento inaugural. Lagoa antecipa assim por 15 dias a época de banhos e prolonga-a por igual período de tempo, encerrando-a a 15 de Outubro.

Para a cerimónia, que consistirá no hasteamento simbólico da “bandeira verde” no mastro de sinais do Posto de Praia do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), foram convidados o presidente da Assembleia Municipal, o capitão do Porto de Portimão, o presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo e os representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do concessionário que explora aquela praia do concelho.

A abertura da época balnear decorre, paralelamente, nas praias de Benagil, Carvoeiro, Pintadinho, Senhora da Rocha, Vale Centeanes, Vale do Olival e Cova Redonda, encerrando-a 15 de Outubro. Nas restantes praias do concelho (Albandeira, Carvalho, Marinha e Ferragudo) a época de banhos durará entre 1 de Junho e 30 de Setembro, como nos anos anteriores.

Praia do Pintadinho volta a ter Bandeira Azul

Este ano serão sete as praias do concelho de Lagoa a hastearem a Bandeira Azul. A Praia do Pintadinho reconquista esta distinção e junta-se, assim, às praias de Ferragudo (Praia Grande), Caneiros, N. Sr.ª da Rocha, Vale do Olival, Vale Centeanes e Carvoeiro (recentemente distinguida pela European Best Destinations como “A Melhor Praia da Europa”).

bandeira azul
A Praia do Pintadinho volta a ter Bandeira Azul este ano

“Ultrapassando uma vez mais as três centenas de praias galardoadas, mais de 55% da totalidade das praias portuguesas”, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anuncia a atribuição de 332 Bandeiras Azuis a praias, 18 a portos de recreio/marinas e 7 a embarcações ecoturísticas.

O Algarve continua a ser a região do país onde se concentra um maior número de praias com o selo de qualidade Bandeira Azul, com um total de 90 (situadas em 13 dos 16 concelhos da região), de entre 299 praias costeiras em todo o país. Critérios como Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário são, assim, critérios que as praias algarvias têm conseguido cumprir.

Facebook Comments

Comentários no Facebook