What ever happened to… ?

What ever happened to… ?

322
PARTILHE

 

A OPINIÃO de PEDRO JUBILOT pedromalves2014@hotmail.com canalsonora.blogs.sapo.pt
A OPINIÃO de PEDRO JUBILOT
pedromalves2014@hotmail.com
canalsonora.blogs.sapo.pt

 

 

 

- Pub -

 

… Miguel Gonçalves Mendes

Acaba de estrear no circuito comercial o documentário de longa-metragem ‘Labirinto da Saudade’ sobre a vida e o pensamento do maior intelectual português vivo – Eduardo Lourenço. O autor trabalhou já sobre Maria Gabriela Llansol e Mário Cesariny. O seu mais conhecido filme é «José e Pilar» nomeado por Portugal como candidato a Melhor Filme em Língua Estrangeira aos Óscares em 2011.

miguel gonçalves

O cineasta ensaiou desde logo esta vertente em que mistura documentário e ficção, aquando da sua passagem por Olhão onde em 2007 filmou «Floripes», a partir da lenda local da moura encantada que deambulava todas as noites, triste e sem destino, pela vila de Olhão, inebriando os pescadores num feitiço que os guiava, mar a dentro, até à morte.

… Jim & William Reid

jesus and the mary chain

Para a gravação do videoclip ‘You Trip Me Up’ um dos singles do seu Lp de estreia ‘Psychocandy’ (Blanco y Negro, 1985), os The Jesus and Mary Chain escolheram um barato destino do Sul da Europa, no tempo em que o Algarve ainda tinha ‘360 dias de sol por ano’, – o slogan menos verdadeiro da história do turismo em Portugal. Quem os viu chegar ao aeroporto de Faro, diz que os irmãos Jim & William Reid vinham já assim mesmo desgrenhados, nos blusões de cabedal em segunda mão, dispensando cabeleireiro e guarda-roupa na equipa de produção. Tudo ao natural. Daí para o ‘set’ localizado nas praias e ruas de Ferragudo e Alvor. Para quem for espreitar ao YouTube, não duvide que o rapazinho imberbe (de franginha) a tocar pandeireta se tornou uma famosa estrela rock. É o Bobby Gillespie, cantor dos Primal Scream. E ficou assim registado mais um belo ‘teledisco’ para a colecção da banda escocesa.

… Tamanqueiro

tamanqueiro

Quem negociava com peixe mais cedo ou mais tarde ia parar a Olhão. Raul ‘Tamanqueiro’ Figueiredo (22.01.1903 – 03.12.1941) juntou o útil ao agradável e representou o Sporting Clube Olhanense – e foi campeão de Portugal na memorável época de 1923/24. Na final venceu o F. C. Porto por 4-2 no Campo Grande. Na final dessa primeira competição organizada pela F.P.F, estava o Presidente da República, o algarvio Teixeira Gomes, e destacou a forma de jogar de Tamanqueiro: «juvenilmente obstinada, na sua ubiquidade inverosímil (…) sem deixar nunca de sorrir.» De seguida foi chamado a representar a selecção nacional, e logo aliciado a ingressar no Benfica.

O seu filho, nascido em Olhão e que tinha o mesmo nome que o pai, foi jogador do Belenenses e internacional. Apesar de nunca ter jogado pelo Olhanense, é o único internacional na categoria máxima natural de Olhão. Foram também os primeiros pai e filho a jogar na selecção AA portuguesa.

… Ibn Darraj al-Qastalli

ibn darraj -

Poeta hispano-árabe de origem bérbere, nasceu em Cacela (958-1030). Cultivou uma poesia de estilo maneirista exemplo da sofisticação que a poesia do Al-Andaluz alcançou nessa época. O homem e a terra têm inspirado todos os que ali chegam desde então.

Cacela Velha, Algarve, Portugal nesse abstracto arrebatamento me trago para um pouco de deleite na amurada junto à ria. daqui vejo o que ele viu, sinto o que ele sentiu ? atento, sereno, confiante ? só se não ouvir hoje o ruído de todos estes dias, ou então se me lembrar de como as coisas já foram simples neste pedaço muito próprio que remanesceu de mediterrâneo aspira-se a um novo dia infinito. acima da praia, onde o mar se em-prata de lua ou se vai na-mouriscar, facilmente se encarna o inesgotável inebriamento de ibn darraj al-qastalli só aqui se não deseja parar o tempo. e se acaso alguém souber de outro lugar assim de tão belo, poderá vir um dia trocar de morada comigo

(Pedro Jubilot, in Telegramas do Mediterrâneo, CanalSonora, 2016)

… Mário Rodriguez

mario rodriguez

O autor espanhol, que é já um habitué dos eventos de poesia que acontecem no Algarve, regressa à região a 21 e 22 de junho, para apresentar ‘Inventário’ o seu mais recente livro bilingue, traduzido por Fernando Pessanha. As apresentações em Vila Real de Santo António (Biblioteca Vicente Campinas, 18h) e Tavira (Casa Álvaro de Campos, 21h45) estarão a cargo de Vítor Gil Cardeira. Mario Rodríguez García trata a poesia com o mesmo cuidado com que ama a Serra de Aracena onde vive, ou como lhe agrada descer ao litoral, sempre com o olhar desperto para as paisagens e o coração aberto para as pessoas. Amante de fotografia, e da cultura e língua portuguesas, sempre sentiu necessidade de ter as suas sensações traduzidas. Quando participou no evento ‘Poesia a Sul’ conheceu as edições da CanalSonora e esse contacto visual tornou-se desejo, feito livro, agora tornado realidade.

Tive todo o tempo
Tuve todo el tiempo
que hoje falta
que hoy falta
para escrever
para escribir
sobre o meu tempo
sobre mi tiempo.

… Sérgio Mestre

sergio mestre

Decorreu no passado fim-de-semana em Tavira, mais um festival, dos que todos os anos são dedicados ao ‘Sérginho’. Louvemos o esforço e dedicação da associação Rock da Baixa Mar para manter vivo entre nós o nome dessa lenda da música portuguesa. Duma simplicidade estonteante, tratava tudo e todos com a naturalidade que lhe era característica, quer fosse nas fogueiras da Ilha de Tavira ou nas noites de Lisboa. Um músico excepcional, um ser humano brilhante. Temos saudades.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Junho)

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook