Barcos movidos a energia solar chegam a Tavira

Barcos movidos a energia solar chegam a Tavira

996
PARTILHE
solar moves
Ambos os barcos da Solar Moves foram fabricados pela empresa algarvia Sun Concept (Fotos: D.R.)

A mais recente empresa de passeios de barco de Tavira, Solar Moves, abriu portas no dia 1 de Maio deste ano. Os barcos desta empresa são pioneiros na cidade, uma vez que cada um possui seis painéis solares, fazendo com que naveguem a custo zero por milha. Para além disso, não consomem combustíveis fósseis e não produzem gases de efeito de estufa. Estamos assim perante o que a empresa chama de “passeios amigos do Ambiente”. O POSTAL esteve à conversa com o skipper dos barcos, Pedro Costa, que revelou quais os tipos de viagem disponíveis, como é que os barcos funcionam e qual tem sido o feedback dos que já tiveram oportunidade de passear com a Solar Moves.

Pedro Costa começa por revelar quais os objectivos principais da empresa: “pretendemos ser uma empresa inovadora e diferente, começando pelos barcos e por todo o leque de ofertas que temos a bordo. Depois, pretendemos proporcionar bons momentos às pessoas, demonstrando que as energias renováveis e, neste caso, os barcos solares são um bom caminho para o futuro.

‘Pretendemos coexistir com o Ambiente e não suplantá-lo’

Apesar de a ideia desta empresa não ter sido de Pedro, este conta ao POSTAL como surgiu. Um dos sócios-fundadores sempre teve vontade de criar um conceito de passeios marítimo-turísticos, virado para as preocupações ambientais e com uma forte componente histórica. “Ou seja, passeios apenas na Ria, sem saídas ao mar, com algo mais do que transportar pessoas do ponto A para o ponto B, mas sim de contar a História de tudo”, explica Pedro Costa. Esse mesmo sócio-fundador deparou-se com um carro eléctrico na estrada e foi nesse preciso momento que lhe surgiu no pensamento “e porque não um barco eléctrico?”. Posto isto, “a pesquisa foi imediata e o conceito e a construção dos barcos é de origem algarvia. Após o passeio de demonstração ficamos imediatamente rendidos e daí a ter os barcos na água foi um abrir e piscar de olhos”, refere o skipper dos barcos.

Os dois barcos da Solar Moves foram fabricados pela empresa Sun Concept, sediada em Olhão e pioneira na Europa na construção destas embarcações a bateria, que se carregam através da energia solar captada nos painéis.

solar moves2
Cada barco possui seis painéis solares

Para além da vantagem de não poluírem nem a atmosfera, nem a Ria, estes barcos não fazem qualquer tipo de ruído, como nos explica Pedro Costa. “Os nossos barcos são eléctricos, temos baterias que são carregadas através dos painéis solares e os motores são eléctricos. Portanto, não há poluição, seja marítima, atmosférica ou sonora. Não há ruído, não existe o cheiro da gasolina, nem sequer fazemos espuma como os outros. É um passeio mais suave”.

O Ambiente é o factor mais importante para a Solar Moves e é ainda nesse sentido que dentro dos barcos, sempre que possível, não existem materiais de plástico ou de vidro, até as taças e as bases dos copos são feitas de madeira e cortiça. Para além disso, os vouchers da empresa são de papel reciclado e todas as frutas e sumos servidos a bordo são biológicos e da região. Como explica Pedro, a ideia da empresa é “coexistir com o Ambiente e não suplantá-lo”.

Há seis opções de passeios pela Ria Formosa

Quanto às viagens, a Solar Moves apresenta seis opções entre a Praia do Barril e Cacela Velha, que apenas são possíveis devido à autorização do Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta. O primeiro, de 150 minutos, denomina-se “Tavira e as suas vilas Piscatórias” e tem como objectivo dar a conhecer a história da cidade, dos viveiros e das salinas. O segundo, “Cacela Velha”, com o mesmo tempo de duração, para além de dar a conhecer a história, apresenta uma experiência gastronómica com sabor a marisco e acompanhada de um bom vinho.

A terceira opção é para os amantes de pássaros, o passeio “Bird-watching”, dura 120 minutos e dá a conhecer as rotas migratórias de mais de 200 espécies de aves que todos os anos passam pelo Algarve. Neste passeio, o cliente tem a opção de pedir um especialista no assunto. O “Passeio Natureza”, de 150 minutos, trata-se de uma viagem, liderada por um especialista, que promete dar a conhecer o melhor da vida selvagem na Ria Formosa. Para os mais corajosos, a Solar Moves apresenta o “Mergulho no Mar”, um passeio de 120 minutos até à Ilha Deserta de Cabanas, que permite aos participantes conhecerem o fundo do mar com o auxílio de máscaras de oxigénio. Por fim, esta revela ser uma empresa versátil, que dá a opção aos clientes de apresentarem uma rota e um orçamento. Para além disso, existe ainda a opção de se realizarem passeios nocturnos.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook