Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto dá nova vida às bolas...

Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto dá nova vida às bolas antigas

434
PARTILHE
clube tenis2
Pedro Luz e Carlos Rodrigues tiveram esta ideia porque os donos dos cães já lhes tinham pedido bolas (Fotos: D.R.)

O Clube de Ténis Quinta do Eucalipto, situado na freguesia de Montenegro, em Faro, decidiu dar uma nova vida às bolas de ténis antigas do clube. Devido ao elevado número de pedidos, que constantemente recebiam por parte de donos de cães, resolveram doar 80 bolas ao Hospital Veterinário do Algarve, com o objectivo de serem, posteriormente, brinquedo para os amigos de quatro patas.

Esta ideia, pioneira no concelho de Faro, foi posta em prática pelos treinadores de ténis do clube, Carlos Rodrigues, May Garcia e Pedro Luz. O primeiro, explicou ao POSTAL como as coisas se proporcionaram: “a ideia surgiu por uma razão simples, os animais adoram bolas de ténis para brincar, e já por inúmeras vezes, donos de animais nos pediram bolas velhas para os seus amigos de quatro patas. Como tal, juntámos dois mais dois, visto termos muitas bolas velhas acumuladas”.

clube de tenis3
O Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto começa em Julho a construir campos de Padel para alargar as actividades

Após contacto com o Hospital Veterinário, Carlos e Pedro perceberam que a ideia tinha pernas para andar. Nesse sentido, no passado dia 25 de Junho, dirigiram- se às instalações do Hospital, em Faro, onde deixaram as primeiras 80 bolas.

Segundo o professor de ténis: “o objectivo agora é prosseguir a iniciativa em mais Hospitais Veterinários”.

- Pub -

Apesar de este ser o primeiro projecto de cariz ambiental do clube, Pedro Luz garante que “mais virão, porque ideias não nos faltam. Se todos fizermos a nossa parte, nem que seja apenas com a reciclagem, já estamos a contribuir para um mundo melhor”.

‘Queremos marcar a diferença’

Carlos Rodrigues afirma ao POSTAL que está orgulhoso desta acção: “são estas iniciativas que nos caracterizam. Tentar aproximar o ténis, e agora também o padel, das pessoas é o nosso objectivo, enquanto clube, e se o podermos fazer ajudando o Ambiente ao mesmo tempo, maravilhoso”.

Já para Pedro Luz: “para um jovem treinador, como é o meu caso, poder fazer parte de um clube com esta história, é um motivo de orgulho, mas pertencer a um clube que também se preocupa com o Ambiente e com os animais, é ainda mais incrível. Neste meio do Desporto, as qualidades humanas marcam a diferença, e esta iniciativa foi a prova de que o Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto quer marcar uma diferença na vida das pessoas, seja através do ténis, do padel, ou simplesmente através destas acções”.

clube tenis1
Foram entregues 80 bolas ao Hospital Veterinário do Algarve

Para o início do mês de Julho, o Clube de Ténis prevê mais uma iniciativa de cariz ambiental, como explica o professor: “na construção dos nossos novos campos de padel, em Julho, em termos de iluminação, vamos optar por luzes LED de baixo consumo, e que por sua vez, são mais amigas do Ambiente”.

Clube conta já com 30 anos de formação

O Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto nasceu a 20 de Outubro de 1987 e, desde então, localiza-se na Urbanização do Vale das Laranjeiras, a quilómetro e meio do Aeroporto de Faro e a três quilómetros da praia. Destaca-se pela sua localização privilegiada, uma vez que para além de bons acessos, encontra-se apenas rodeado de moradias, sendo o nível de ruído quase inexistente.

Começaram com apenas dois campos de ténis e uma estrutura de apoio com balneários e snack bar. Em 2003, aumentaram as instalações para cinco courts de ténis com luz artificial, dois campos de squash, sala fitness, balneários, snack bar e sala de estar. E, é durante o mês de Julho deste ano que o Clube volta a apostar na mudança com a construção de campos de padel.

clube tenis4
O Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto conta já com mais de 30 anos de formação em ténis

Actualmente, a Quinta do Eucalipto conta com três professores e 50 alunos entre os cinco e os 70 anos de idade. Este, é um clube de ténis que se pode gabar de ter no seu currículo dois títulos nacionais e títulos regionais em todas as categorias juvenis. Para além disso, o segundo melhor tenista nacional de todos os tempos e ex-top60 mundial, Rui Machado, iniciou o seu percurso no Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto, aí tendo permanecido até aos 12 anos.

Carlos Rodrigues afirma que o objectivo da Clube neste momento é o de “mostrar à freguesia do Montenegro e ao concelho de Faro, que estamos aqui, bem vivos, e com muita vontade de mostrar os benefícios de uma vida saudável a todas as pessoas e de todas as idades”.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook