Joana Ramos e Beatriz Ribeiros são as alcoutenejas campeãs nacionais em canoagem

Joana Ramos e Beatriz Ribeiros são as alcoutenejas campeãs nacionais em canoagem

489
PARTILHE
Ambas as campeãs praticam canoagem desde tenra idade (Foto: D.R.)
Ambas as campeãs praticam canoagem desde tenra idade (Foto: D.R.)

A última etapa do Campeonato Nacional de Esperanças terminou no passado dia 7 de Julho, em pleno rio Tejo. A competição é composta por três provas, Alcoutim, no Guadiana, Crestuma, no Douro, e Vila Nova da Barquinha, no Tejo. Joana Ramos e Beatriz Ribeiros, do Grupo Desportivo de Alcoutim, sagraram-se campeãs nacionais de esperanças, na especialidade de K2 Cadete Feminino.

As duas jovens vencedoras, de 15 anos, entraram cedo para a canoagem. Joana tinha seis anos e Beatriz estava ainda no terceiro ano da escola. Apesar de ambas afirmarem que conseguem conciliar o desporto com a escola, facto é, que os treinos ocorrem seis vezes por semana. O domingo é dia livre. Para Beatriz, o truque “é estar tudo organizado”.

Joana Ramos confessou ao POSTAL que vê a canoagem no seu futuro. Talvez seja um desporto já enraizado na família, uma vez que tanto a irmã como a prima o praticaram. Apesar de a jovem campeã já ter vencido outras provas nacionais, um pouco por todo o país, Joana afirma que esta vitória “foi um orgulho e uma prova que o esforço acaba por ser recompensado”.

Já Beatriz Ribeiros ainda não tem certezas se quer continuar com a canoagem no futuro. Contudo, esta não foi a primeira vez que a jovem vence em K2 no Campeonato de Esperanças. Em 2014, já o tinha feito. Na altura, subiu ao lugar mais alto do pódio, com a prima da actual companheira de equipa, Joana Ramos.

- Pub -

Ainda segundo Beatriz, a canoagem “é um desporto diferente dos outros”. Quanto à última medalha de ouro que recebeu, Beatriz declara que “trabalhámos para isso”.

Para além destas duas algarvias, também Rubén Luís e Maria Wilkinson, do Kayak Clube Castores de Arade, de Lagoa, destacaram-se na mesma competição. Na categoria de K1 Iniciado Masculino, Rubén conquistou a medalha de ouro, bem como Maria em K1 Iniciado Feminino.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook