Castro Marim: aprovada construção da Praia Fluvial de Odeleite

Castro Marim: aprovada construção da Praia Fluvial de Odeleite

610
PARTILHE
barragem de Odeleite
A empreitada da construção da Praia Fluvial contempla 6.100 m2 de área (Foto: D.R.)

A adjudicação da Praia Fluvial de Odeleite foi aprovada esta terça-feira, 20 de Agosto, como os votos contra da oposição socialista e após a primeira reprovação em Reunião de Câmara [18 de Dezembro de 2017].

Trata-se de um investimento no valor de 600 mil euros, comparticipado pelo PO CRESC 2020, sendo apoiada por Portugal e União Europeia, co-financiada a 70% pelo FEDER, e com um prazo de execução de sete meses.

A empreitada da construção da Praia Fluvial contempla 6.100m2 de área, com zonas verdes, piscinas flutuantes, apoios de praia, uma zona de estar e integra um Centro de Actividades Náuticas, cujo programa estratégico foi igualmente aprovado. Ali poderão ser desenvolvidas actividades como canoagem, vela, pesca desportiva e integrar circuitos de triatlo, representando um polo de atracção e um importante contributo para o combate à sazonalidade e à desertificação.

“É uma obra que vem potenciar o turismo que já existe nesta zona, muito procurada pela gastronomia e paisagem, e que vem também acabar com a utilização ilegal e insegura desta barragem para banhos, como tem vindo a acontecer”, sublinhou, aquando do lançamento do projecto, o presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que este é o primeiro passo previsto para no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, elaborado há muitos anos.

Para Francisco Amaral esta é uma boa notícia para Odeleite e para o concelho de Castro Marim. O autarca não tem qualquer dúvida, “atendendo ao êxito que tive com a praia fluvial de Alcoutim, acredito que o sucesso desta nova praia seja maior, pois tem um espelho de água enormíssimo, água de maior qualidade, está mais perto do litoral e situa-se mesmo ao lado do IC 27”. O autarca defende também que este é um factor decisivo para alavancar a economia local, “tanto mais que tem associado um projecto privado complementar ao investimento público. Falamos de um contributo importante no combate à desertificação e ao despovoamento”, conclui.

Simultaneamente, a Câmara de Castro Marim já tem em elaboração o projecto de requalificação da área de lazer a jusante da barragem, onde habitualmente se realizam as festas locais, assim como a abertura do concurso da obra de pavimentação das ruas de Odeleite e do Azinhal.

Facebook Comments

Comentários no Facebook