Moeda de 1 cêntimo vale 6 mil euros e pode estar na...

Moeda de 1 cêntimo vale 6 mil euros e pode estar na sua carteira!

1604
PARTILHE
Depois da Bolaffi, empresa italiana especializada em moedas, levar seis destas moedas a leilão (com base de licitação de 2.500 euros cada), uma delas acabou arrematada por 6.600 euros (Foto D.R.)
Depois da Bolaffi, empresa italiana especializada em moedas, levar seis destas moedas a leilão (com base de licitação de 2.500 euros cada), uma delas acabou arrematada por 6.600 euros (Foto D.R.)

Um erro de gravação, algumas moedas de 1 cêntimo podem valer mais de 6 mil euros. Num leilão em Itália, uma delas foi arrematada por 6 mil 600 euros. Saiba se tem uma.

Erros de gravação no euro estão normalmente ligados a desvios eixo ou a pequenos defeitos de cunhagem. São casos raros, mas o das moedas de 1 cêntimo é bastante particular. Especialistas em numismática andam eufóricos com a possibilidade de encontrarem uma destas moedas, noticiou o Portal das Notícias da Impala.

Como reconhecer as moedas milionárias de 1 cêntimo

O caso tem 15 anos. Em 2002, a Casa da Moeda italiana emitiu moedas de 1 cêntimo do tamanho das de 2. Uma das faces destas moedas (de 1 cêntimo, mas com o diâmetro das de 2) está correto, mas a outra – que deveria ter a gravura em relevo do Castel del Monte, de Andria – representa a Mole Antonelliana, de Turim.

O Ministério Público italiano conduziu uma investigação e concluiu que um trabalhador da Casa da Moeda tinha, introduzido a base das moedas de 2 cêntimos nos moldes das de 1, provavelmente para mais tarde lucrar com a cotação destas moedas no mercado numismático.

Apesar de ter sido recolhida grande parte das moedas defeituosas, há ainda muitas em circulação. Por isso, pode acontecer que uma delas vá parar à sua mão.

A Casa da Moeda italiana emitiu moedas de 1 cêntimo do tamanho das de 2. Uma das faces - que deveria ter a gravura em relevo do Castel del Monte, de Andria – representa a Mole Antonelliana, de Turim (Foto D.R.)
A Casa da Moeda italiana emitiu moedas de 1 cêntimo do tamanho das de 2. Uma das faces – que deveria ter a gravura em relevo do Castel del Monte, de Andria – representa a Mole Antonelliana, de Turim (Foto D.R.)

A mais cara de sempre chegou aos 6,6 mil euros!

Depois da Bolaffi, empresa italiana especializada em moedas, levar seis destas moedas a leilão (com base de licitação de 2.500 euros cada), uma delas acabou arrematada por 6.600 euros.

Facebook Comments

Comentários no Facebook