PS assegura que Algarve terá mais saúde e mais cultura em 2019...

PS assegura que Algarve terá mais saúde e mais cultura em 2019 (c/ vídeo)

463
PARTILHE
O deputado do PS Luís Graça criticou o PSD por dizer que o Orçamento do Estado para 2019 não contempla qualquer investimento para o Algarve (Foto: D.R.)

O deputado do PS Luís Graça criticou esta quarta-feira, 28 de Novembro, o PSD por, na “ladainha do costume”, dizer que o Orçamento do Estado (OE) para 2019 não contempla qualquer investimento para o Algarve. “Falso”, alerta o socialista.

Durante o terceiro dia de discussão do OE na especialidade, o parlamentar do PS eleito pelo círculo de Faro lamentou que os sociais-democratas critiquem “no Algarve, mas não concretizem em Lisboa”. Algo a que os portugueses já estão habituados. “Esperamos pelas propostas de alteração dos deputados do PSD eleitos pelo Algarve e, pasme-se, nada. Nada para o Algarve apesar da catatumba de propostas de alteração” ao Orçamento apresentadas pelo PSD, denunciou.

Luís Graça alertou que a acusação por parte do PSD de que o orçamento para a Direção de Cultura do Algarve será mais pequeno em 2019 é falsa. “O orçamento da cultura será superior no país e também no Algarve”, asseverou.

Assim, o Algarve terá “mais 2,8%, a que se deve ainda juntar mais 1,5 milhões de euros do programa 365 Algarve, o que coloca em valor o investimento em cultura no Algarve superior a 2018 e em linha com as regiões centro e do Alentejo”, explicou.

As instituições sociais também não estarão fora do acesso aos fundos comunitários. É uma “total hipocrisia” afirmar o contrário, avisou. Aliás, dentro de dias será aberto um aviso para as instituições particulares de solidariedade social no âmbito do Programa Operacional do Algarve. Mas importa lembrar que “a aplicação dos fundos comunitários, a escolha das áreas prioritárias, foi negociada pelo atual presidente do PSD Algarve enquanto presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve”, lembrou.

“Se as IPSS algarvias têm uma verba reduzida no PO Algarve, foi por vossa escolha”, acusou Luís Graça, dirigindo-se à bancada do PSD.

Relativamente ao orçamento para a saúde do Algarve, será maior que no presente ano. Mais uma vez, é “falso” dizer o contrário. “A Administração Regional de Saúde do Algarve terá mais oito milhões de euros em 2019 face a 2018 e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve terá, por força desta proposta de alteração do Grupo Parlamentar do PS, – que corrige um erro do mapa sete – também mais capacidade financeira em 2019”.

Por isso, podemos afirmar categoricamente que “teremos mais investimento na saúde no Algarve em 2019”, ressalvou.

O vídeo com a intervenção do deputado Luís Graça:

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook