Albufeira: três dezenas de presépios em exposição no Centro Educativo do Cerro...

Albufeira: três dezenas de presépios em exposição no Centro Educativo do Cerro D’Ouro [com fotogaleria]

467
PARTILHE

A exposição de presépios do Centro Educativo do Cerro D’Ouro foi recentemente visitada por José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira. São 30 presépios artesanais, distribuídos pelos vários espaços do Centro, elaborados pelos formandos que frequentam as várias oficinas e pelos técnicos que aqui trabalham, e que integram o roteiro de presépio. O Clube Avô também deu a sua ajuda e começou já a fazer as receitas dos doces tradicionais para partilharem em conjunto. A exposição está aberta até ao final do ano.

“É um excelente motivo para transmitir conhecimentos. Os que são menos jovens, partilham neste espaço municipal a tradição, a memória e a criatividade. Por outro lado, as crianças que visitam estes presépios vêem aqui também a sua imaginação refletida e aprendem com os mais velhos. Lanço o convite para que todos visitem estas três dezenas de presépios”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

Os presépios foram criados com diversos materiais, consoante o espaço onde se encontram. Desta forma, é possível encontrar no quintal do Centro o presépio de vasos; na oficina do calçado artesanal, o presépio de sapatos; na oficina de trapos e linhas, presépios de tecidos e de croché, e presépios de palma e esparto, no âmbito da oficina com o mesmo nome.

No recinto exterior podemos encontrar presépios de troncos, pedras, cabaças e silhuetas. E na biblioteca, uma exposição de presépios construídos com diversos materiais, nomeadamente, folha de milho, conchas, bolotas, madeira, grão, lata, entre outros.

Também não falta neste roteiro, o presépio tradicional com as figuras e o musgo, e o presépio tradicional do Algarve com as searas e as laranjas.

O visitante pode guiar-se por um mapa com o percurso, e responder às questões que estão escondidas nos vários presépios, ou simplesmente percorrer o espaço.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook