Câmara de Loulé inaugura três obras do Orçamento Participativo

Câmara de Loulé inaugura três obras do Orçamento Participativo [com fotogaleria]

375
PARTILHE

Loulé inaugurou três obras integradas no Orçamento Participativo, instrumento de participação informada, activa e responsável dos cidadãos na gestão camarária.

Dois dos projectos agora concluídos respeitam à freguesia de S. Sebastião: a construção de um passeio pedonal da igreja de Vale Judeu à estrada da Várzea da Mão, uma intervenção que nasceu da votação do ano de 2015, e a requalificação do espaço de jogos da escola de Vale Judeu – colocação de piso, vedação, acesso exterior e iluminação, projecto vencedor do OP 2016. As duas intervenções foram realizadas em Vale Judeu, uma das localidades do concelho que tem tido uma das maiores participações ao longo dos anos de realização deste Orçamento, sendo que o valor definido para cada foi de 59 mil euros.

A outra obra inaugurada foi a proposta mais votada em 2016 na freguesia de Alte. A criação de um abrigo escolar com requalificação dos lavadouros no Largo Elmano Costa, que contou com um valor definido na edição de 2016 de 48 mil euros, vem juntar-se às dezenas de realizações já concluídas no âmbito do Orçamento Participativo do Município de Loulé, cuja primeira edição teve lugar em 2014.

Para os responsáveis municipais, “esta tem sido uma medida de grande alcance tendo em vista o envolvimento de todos os cidadãos na governança municipal, naquela que consideramos ser a verdadeira democracia a funcionar já que são, efectivamente, os munícipes que escolhem de forma directa quais os projectos que pretendem ver realizados no Município”. Por outro lado, realçam “a forma equitativa e proporcional como os investimentos são aplicados em cada uma das freguesias do concelho”.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook